Como é feito o exame Papanicolau?
3) Tomar banho não atrapalha os exames. Siga o conselho anterior e use sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5) sempre. 4) Se possível, urine antes da consulta. É que o instrumento que abre a vagina pode causar certo desconforto na bexiga, o que torna o exame mais incômodo.
Não é recomendado ter relação sexual dias antes do exame? Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
O Papanicolau, também chamado exame preventivo, citologia ou colpocitologia oncótica, é realizado com a mulher em posição ginecológica, fora do período menstrual e em pelo menos 48 horas sem relações sexuais, duchas vaginais ou sem ter realizado qualquer outro exame íntimo, como o toque.
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
Mas, vejamos com maiores detalhes o que é e como deve ser coletado esse exame e qual a sua importância, além, também de cuidados de enfermagem específicos para uma coleta satisfatória.
É recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas, independentemente da idade. Deve ser iniciado pelo menos 3 anos após início da vida sexual ativa ou antes dos 21 anos de idade (o que acontecer primeiro). A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais. Qual o intervalo ideal entre as coletas?
De quanto em quanto tempo tenho que fazer o preventivo? Como o exame tem a função de detectar doenças em um primeiro momento e analisar a saúde íntima da mulher, é necessário que ele seja feito regularmente. Por isso, a frequência do preventivo vai variar para cada caso. Geralmente, ele pode ser feito uma vez ao ano.
A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais. Qual o intervalo ideal entre as coletas? O intervalo entre as coletas de citologia varia entre um e três anos baseado na presença de fatores de risco, tais como:
Quantos quilos dá para perder pulando corda?
Quantas colheres para uma xícara de café?
Quanto tempo pode ficar o leite materno fora da geladeira?
Como fazer projetos sociais para captação de recursos?
O que ocorre com as partículas alfa ao atingirem a lâmina de ouro?
Quais são os escores na distribuição normal padrão?
O que fazer quando a pele fica irritada depois da depilação?
Qual médico faz Lobuloplastia?
Quais as revistas científicas mais conceituadas?
Quais são os danos patrimoniais?
Qual a diferença de sarcoma e carcinoma?
Qual o nome da doença provocada pela exposição ao metal chumbo e seus compostos?
Qual a planta com a raiz mais profunda?
Qual a diferença de serviços prestador e tomador?
O que é a soma de três números consecutivos?