O colaborador passa por um exame clínico realizado por um médico do trabalho antes de seu desligamento da empresa. São realizados procedimentos de rotina e, caso o médico julgue necessário, podem ser solicitados exames adicionais.
Geralmente, o atestado de saúde ocupacional é feito e emitido por um médico do trabalho. Porém, é possível que um médico de outra especialidade ou clínico geral faça o ASO, esde que esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina vigente da localidade onde trabalha.
O atestado ASO deve ser emitido junto aos seguintes exames:
O ASO pode ser impresso clicando no ícone Visualizar Impressão da barra de ferramentas. Pode-se customizar esta impressão, selecionado quais itens devem ser impressos e de que modo, acesse o menu: Arquivo/ Cadastrar Relatórios.
O atestado ASO só pode ser emitido por um médico com especialização em medicina do trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou por uma equipe indicada e orientada pelo coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
O custo do exame admissional é da empresa: o candidato não poderá pagar de seu bolso ou, se for o caso, deverá ser reembolsado pelo valor. O valor, na maior parte das clínicas, não é alto, podendo variar de R$ 20,00 em cidades de menor porte, ou R$ 50,00, como é o caso das cidades maiores e capitais.
Quais são os exames ASO obrigatórios?
O exame admissional consiste em uma anamnese clínica e ocupacional do paciente (histórico da saúde do trabalhador, bem como os riscos relacionados ao trabalho aos quais já foi exposto em trabalhos anteriores), exame médico físico e mental, e a realização dos exames complementares necessários.
O ASO é um documento obrigatório a todos os empregadores e empresas que contratem trabalhadores como empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Quais são os exames ASO obrigatórios?
Assim como todo prontuário dos pacientes, a lei exige que o ASO fique armazenado na Clínica de Saúde Ocupacional por, no mínimo, 20 anos, com segurança da informação. Assim, ocorrendo a troca do médico, os arquivos devem ser transferidos para o seu sucessor.
Também serve como um histórico médico de cada trabalhador por no mínimo 20 anos – período obrigatório de armazenamento. Quais informações devem constar no ASO. Algumas informações são obrigatórias no atestado, segundo determina a NR 07. A norma estabelece que o ASO deve conter, no mínimo, os seguintes dados: Nome completo do trabalhador
Qual sua importância? A emissão do ASO pode ser considerada essencial dentro de uma empresa, pois ele revela os riscos existentes na função de cada atividade laboral dentro da instituição. Desta forma, promove a saúde e o bem-estar de todos os colabores. Quando emitir?
ASO é a abreviatura para o Atestado de Saúde Ocupacional , importante documento da Medicina do Trabalho emitido pelas Clínicas de Saúde Ocupacional. Ou seja, é uma declaração médica que indica se o colaborador examinado está apto ou não para exercer suas funções dentro de um local de trabalho.
Como testar meu criativo Facebook?
Como testar o aquecedor da sonda?
Como testar capacitor de 2 fios?
Como testar meu certificado digital A3?
Como testar o desempenho do seu computador?
Como testar o cooler da fonte?
O que é controlador de carga MPPT?
Como se dedicar mais ao relacionamento?
O que o plano da Uniodonto cobre?
Como se dava a relação entre o rei e os deuses da Mesopotâmia?