Diagnóstico. Pode-se suspeitar de sarampo típico em um paciente exposto que apresente coriza, conjuntivite, fotofobia e tosse, mas, em geral, somente há suspeita depois do aparecimento do exantema. O diagnóstico é normalmente clínico, identificando as manchas de Koplik ou o exantema em um contexto clínico apropriado.
O método laboratorial mais comum para confirmar o sarampo é a detecção de anticorpos IgM específicos para o vírus do sarampo em uma amostra de sangue (sensibilidade 83 a 89%; especificidade 95 a 99%).
Os principais diagnósticos diferenciais do sarampo são outras doenças exantemáticas febris agudas, como rubéola, exantema súbito, eritema infeccioso, escarlatina e dengue. Outras condições não infecciosas também podem levar a quadro clínico semelhante.
Sintomas do sarampoFebre alta, acima de 38,5°C;Dor de cabeça;Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo.Tosse;Coriza;Conjuntivite;
a) Quadro Clínico — febre alta (≥38,5°C), exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos na mucosa bucal, antecedendo o exantema).
31 curiosidades que você vai gostar
Situação epidemiológica do sarampo no Brasil
Em 2020 foram confirmados 8.448 casos, e em 2021 até a Semana Epidemio- lógica (SE) 9, 235 casos de sarampo foram confirmados (Figura 1).
Há 4 períodos bem definidos: período de incubação, período prodrômico ou catarral, período exantemático e período de convalescença ou de descamação furfurácea.
Quais os principais sintomas do sarampo e como é feito o diagnóstico? Após o período de incubação, o paciente pode desenvolver febre, tosse, conjuntivite não purulenta (olho vermelho), fotofobia (incapacidade de olhar para luz) e coriza (nariz escorrendo).
O sarampo é causado por um vírus RNA da família paramixovírus, que infeta as células humanas. O vírus do sarampo infeta o sistema respiratório primeiro (nariz, garganta, etc.), acabando eventualmente por se disseminar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea, tornando-se uma doença generalizada.
7 principais sintomas de sarampo1.Febre acima de 38º C. ... 2.Dor de garganta e tosse seca. ... 3.Dor muscular e cansaço excessivo. ... 4.Manchas vermelhas na pele, sem relevo, que se espalham pelo corpo. ... 5.Manchas vermelhas na pele que não coçam. ... 6.Manchas brancas no interior da boca, sendo cada uma rodeada de um anel vermelho.
O vírus do Sarampo pode ser isolado da urina, das secreções nasofaríngeas, do sangue, do liquor cérebro-espinhal ou de tecidos do corpo. Este isolamento objetiva identificar o genoma do vírus circulante no país, o que permite diferenciar os casos autóctones dos casos importados e o vírus selvagem do vírus vacinal.
A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Erradicação é a redução a zero da prevalência de doenças infecciosas na população global de hospedeiros. Pode ser confundida com "eliminação", que também descreve a redução a zero da prevalência de uma doença infecciosa, mas em uma população regional, ou a redução da prevalência global a um valor irrisório.
Exames para sarampo e caxumba, compreendem de detecção de anticorpos no sangue. O exame de reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR) pode ser realizado para confirmar e investigar a origem de infecções por sarampo. Este exame é usado para detectar o vírus do sarampo e determinar sua cepa genética.
4. Quando deve-se suspeitar de sarampo? Suspeita de sarampo, independe da idade, se já foi vacinado, se é imunossuprimido etc., apresentando os sintomas (quadro de febre, exantema, coriza e/ou tosse e/ou conjuntivite), deve-se considerar caso suspeito e deve ser notificado e tratado como tal.
Hemograma completo pode revelar leucopenia, linfopenia com, às vezes, linfocitose relativa, trombocitopenia e neutropenia absoluta(13). Os resultados do teste de função hepática podem revelar níveis elevados de transaminases em pacientes com hepatite por sarampo(14).
Agente etiológico
O vírus do sarampo é um RNA vírus, que pertence à família Paramyxoviridae e é membro do subgrupo Morbillivirus. O vírion do sarampo é composto por uma porção interna, o nucleocapsídeo, contendo um único genoma RNA, envolvido por uma camada externa de material lipídico-glicoprotéico.
O sarampo pode levar a várias complicações. A mais comum é a pneumonia bacteriana – principal responsável pela morte de crianças desnutridas. As complicações neurológicas, no entanto, assustam mais. Além de algumas agudas, como encefalite transitória, há uma encefalite crônica que sempre evolui mal e para o óbito.
A primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como Rhazes na Europa). O vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963. Em 2007 e 2011 ocorreram surtos por vários países da Europa, em Israel e no Canadá.
O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença.
b) Período exantemático: ocorre a acentuação de todos os sintomas já descritos, com prostração importante do paciente e surgimento do exantema característico. O rash exantemático é máculo-papular, de cor avermelhada, com distribuição em sentido céfalo-caudal.
Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias.
Febre alta com pulso lento, sugestivo de febre amarela.
Em 2019, após um ano de franca circulação do vírus, o país perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos, com a confirmação de 20.901 casos de sarampo. O número caiu em 2020, quando foram confirmados 8.448 casos.
Durante o período de incubação, o vírus do sarampo se replica e se espalha dentro do hospedeiro infectado. No modelo padrão da patogênese do vírus, a replicação viral ocorre inicialmente nas células epiteliais do trato respiratório superior e o vírus se dissemina para o tecido linfático local.
Como se inscrever no Jovem Aprendiz Correios 2021?
Qual é a importância da cultura nordestina?
Como funciona um sensor efeito Hall?
Como faço para me inscrever no Sisu?
Como enviar mensagem para o programa Hoje em Dia?
Como fazer teste para Malhação 2021?
Como faço para me inscrever no curso gratuito do SENAI?
Como conseguir uma bolsa de 100 no ProUni?
Como ganhar os brindes da Avon?
Qual a classe da tetraciclina?
Como conseguir uma bolsa de estudos na UCS?
Qual a diferença entre Ceasa e CEAGESP?
Como ver o saldo do cartão Alelo despesas alimentícias?
Como conseguir bônus no PokerStars?
Como criar uma chave estrangeira no mysql?
Como conseguir a cesta básica do governo?
Quanto tempo dura o CFO cbmerj?