Asfalto
petróleo
O asfalto é obtido a partir do petróleo, em um processo de separação de misturas denominado de destilação fracionada. Como o petróleo é uma mistura homogênea líquida, ele tem que passar por um processo de aquecimento e, em seguida, de resfriamento para que seus componentes sejam separados.
Trata-se de um concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) contendo polímeros e aditivos que retardam o endurecimento do asfalto. Diferente do asfalto quente, o asfalto frio não tem necessidade de preparo, o que possibilita que sua aplicação seja feita direto da embalagem.
São quatro camadas usadas para a criação da pavimentação asfáltica: revestimento de base, base, sub-base e reforço do subleito. O asfalto mais utilizado no Brasil é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), ele é produzido em pistas ou usinas.
Existem três tipos de Pavimentação de ruas utilizadas em vias públicas:
Segundo o Instituto Pavimentar, o asfalto pode ser definido como um material de consistência variável, aderente, altamente impermeabilizante e durável, constituído por betume obtido diretamente de jazidas (asfalto natural) ou por meio do refino do petróleo.
Os primeiros registros são de 3000 a.C., quando ele era usado para conter vazamentos de água em reservatórios. Pouco depois o asfalto já pavimentava estradas no Oriente Médio. Na época, ele era feito com piche retirado de “lagos pastosos”. Hoje ele é extraído do petróleo.
O Piche eletrolítico, obtido a partir da destilação de Alcatrão do carvão mineral, é utilizado na fabricação de eletrodos anodos como elemento aglomerante das partículas de Coque.
O asfalto (não confundir com alcatrão) é um betume espesso, de material aglutinante escuro e reluzente, de estrutura sólida, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, além de substâncias minerais, resíduo da destilação a vácuo do petróleo .
Obtido a partir da combinação entre pó de borracha de pneus e ligante asfáltico, o asfalto ecológico é considerado uma boa alternativa para conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental.Trata-se de um produto classificado como sustentável, uma vez que contribui para a redução da utilização de matérias-primas não renováveis.
A partir de 1909 iniciou-se o emprego de asfalto derivado do petróleo, devido a sua maior pureza e viabilidade econômica, sendo atualmente o principal meio de produção de asfalto. No Brasil, a primeira rodovia asfaltada do país foi a Rio-Petrópolis, em 1928, durante o governo Washington Luís [1] .
O pavimento é revestido com cerca de 5 centímetros de concreto asfáltico. O asfalto é um material negro derivado de petróleo que começa a amolecer e a ficar grudento a partir de 50 ºC. Quando esfria, endurece e fica bem preso à base.
Quais são os principais tipos de ONGs?
O que o encantamento impacto Divino faz?
Quais as bases do comportamento humano?
Como tirar espaços em branco no SQL?
Quando a empresa deve encaminhar para o INSS?
Qual o objetivo da pintura com gelo?
Quais são as chances de engravidar no último dia da menstruação?
Quanto ganha um motorista de carreta na Europa?
Como tirar carteira de trabalho aos 16 anos?
Qual é a importância da sustentabilidade social?
Como ocorre a divisão de uma célula bacteriana?
Quais são as bactérias Gram-positivas?
Como foi feito o primeiro sabão?
Pode tomar suco de laranja todos os dias?
Qual a diferença de uma chave seccionadora para um disjuntor?