Na microscopia, uma amostra de urina é centrifugada para obter os sedimentos. Estes podem ser usados para examinar a presença de células epiteliais, leucócitos, hemácias, cilindros, cristais, bactérias e fungos. A centrifugação é um processo físico de separação.
Entenda o que significa cada um destes resultados, no exame de sedimentoscopia:
A urina em estado normal apresenta poucas células epiteliais, mas podem estar aumentadas devido à cateterização ou irritação do local de onde originaram-se. Se o número de células epiteliais encontradas , for grande, indica um processo irritativo do órgão de onde provém.
Cilindro hemático É comum que além dos cilindros, no exame de urina pode indicar a presença de proteínas e numerosas hemácias. Além de poder ser indicativo de problemas nos rins, os cilindros hemáticos também podem aparecer no exame de urina de pessoas saudáveis após prática de esportes de contato.
Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.
A presença de leucócitos na urina é normal quando é verificada a presença de até 5 leucócitos por campo analisado ou 10000 leucócitos por mL de urina.
A densidade se torna elevada quando estão presentes solutos densos, tais como proteínas, glicose ou agentes de contraste radiográficos. A densidade urinária é utilizada para determinar se a urina é ou não concentrada.
As principais causas de aparecimento de células epiteliais na urina são:
A identificação de bactérias baseia-se na análise morfológica da célula bacteriana, nas caracteristicas culturais, fisiológicas, serológicas, acção patogénica e caracteristicas moleculares.
Em uma gota d’água fresca existem cerca de 1 milhão de bactérias. Em nosso corpo há 10 vezes mais bactérias do que nossas próprias células, grande parte delas localizadas na pele e trato gastrointestinal.
Basear-se somente na forma pode causar muita confusão. Por isso, existem vários outros modos de se classificar e caracterizar as bactérias; um exemplo é método de Gram. O Gram é um corante violeta especial usada nos laboratórios para reconhecer alguns tipos de bactérias.
Microbiologia: Neste setor vão ser analisados seres como fungos vírus, protozoários e bactérias nas amostras, neste ramo temos basicamente dois exames principais: 1. Exame direto sem coloração: que é um exame mais rápido e prático, porém a visualização não é tão nítida quanto no exame abaixo. 2.
Como tirar lêndeas do cabelo rápido?
Como tirar o cheiro do suor da roupa?
Como falar de signo em inglês?
O que fazer para tirar cheiro de mofo do quarto?
Como tirar cimento seco da janela de alumínio?
Como se diz girassol em inglês?
Como tirar uma sujeira do umbigo?
Como se lê inciso primeiro ou um?
Como é que se fala pipa em inglês?
Como ensinar as cores em inglês?
O que é uma campanha de retargeting?
Como utilizar defumador espiritual?
Qual os benefícios do Creme varicell?
Como usar o delineador em gel?
Quanto tempo a dermomax faz efeito?
Como acompanhar a entrega do Amazon?
Como usar cortador de bolo redondo?