Para extrair a celulose é necessário que a madeira passe por vários processos, desde a escolha das toras até a extração da lignina e transformação dos cavacos em fibras de celulose.
A celulose é um dos materiais mais presentes no cotidiano ela serve como matéria-prima para diversos tipos de papel, fraldas descartáveis, tecidos, papel higiênico, absorventes, enchimento de comprimidos, emulsionantes, espessastes e estabilizantes de alimentos industrializados (como hambúrgueres e queijo ralado), ...
A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais, o que confere rigidez para as plantas. Industrialmente, é processada para produção de papéis e fibras. Ela também pode sofrer outros tipos de modificações e servir para a elaboração de plásticos.
O processo de produção de polpa solúvel é bastante similar do processo kraft convencional, porém com modificações importantes no cozimento. Existe uma pré-hidrólise dos cavacos, que é feita em uma torre normalmente adjacente ao digestor. Esta pré-hidrólise remove as hemiceluloses dos cavacos de madeira.
A celulose constitui uma importante matéria-prima para as indústrias, que a extraem a partir de diversos vegetais, como árvores de eucalipto, pinheiro, algodão, bambu, entre outras.
A lignina é formada pela polimerização dos álcoois cumarílico (ver abaixo), coniferílico e sinapílico (onde 1 ou ambos os Hs na figura foram substituídos por OCH3, respectivamente). A proporção destes três compostos resulta em diferentes tipos de lignina.
A celulose é um polissacarídeo presente nos vegetais. Extraída das árvores, as indústrias também a utilizam para a fabricação de certos tipos de plásticos, vernizes, filmes, seda artificial e diversos produtos químicos.
A celulose microcristalina tem se mostrado um bom diluente para cápsulas, apresentando fluxo livre, facilitando o processo de preenchimento em placas e máquinas de encapsulação. Pode ser empregada como diluente, desagregante e agente de esferonização na produção de pellets.
A ligação de hidrogênio é responsável pela estrutura espacial linear da molécula de celulose, o que forma fibras insolúveis, impedindo a solubilidade em água e dificultando a degradação das mesmas.
O que é celulose? Os alimentos ricos nessa fibra insolúvel boa para o intestino
É claro que entre tantas aplicações da celulose, a produção do papel ainda é maior e mais conhecida. Atualmente 100% da produção de papel e celulose no Brasil emprega matéria-prima de áreas de reflorestamento, principalmente de eucalipto (65%) e pinus (31%) e o restante de outras fontes, incluindo aí os reciclados.
Descobrir de onde vem a celulose não é uma tarefa muito difícil. Especialmente se você leu o nosso artigo anterior explicando para que serve a celulose (se não leu, leia agora ). Recapitulando, você pode saber de onde vem a celulose pensando de maneira simples: dos vegetais.
Tudo visando melhorar as propriedades da celulose. Por fim, a secada, que é uma operação onde a água é retirada da celulose até que atinja um ponto de equilíbrio com a umidade do ambiente – geralmente, 90% de fibras e 10% de água.
Industrialmente a celulose do algodão é usada na produção de tecidos, devido à sua estrutura fibrosa, e a madeira (pinheiros, eucaliptos, etc) é usada na produção de papel. Como a molécula de celulose possui três hidroxilas, ela é passível de esterificação, da mesma forma dos álcoois.
Como funciona a lista de espera de uma faculdade?
Como mudar a versão do Internet Explorer para o 8?
Como a mente Funciona Netflix?
O que fazer para deixar a perna reta?
Como é o cérebro de quem tem dislexia?
Como funciona a instalação do GNV?
Qual é a característica da memória de longo prazo?
Como funciona a mente de uma pessoa com síndrome de Down?
O que é a memória de trabalho?
Como funciona o sistema de manufatura?
Como descobrir a situação de uma empresa?
Como surgiu a cidade de Mandirituba?
Como registrar autoria de um E-book?
Como regularizar meu cadastro do Caixa Tem?
Como fazer o cálculo do salário?
O que fazer quando o McAfee expirou?
Como alinhar a planilha do Excel?
Por que é necessário o uso do óleo de imersão na objetiva de 100X?