As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos. Assim, a função do sistema imunológico é a de reconhecer os agentes agressores e defender o organismo da sua acção.
Quando organismos invasores, como vírus e bactérias, se alojam em algum tecido do corpo – como o pulmão, por exemplo – as células de defesa residentes no mesmo tecido sabem que precisam agir. Esse processo “chama” células de defesa do sangue, os leucócitos, para a região infectada.
O corpo humano tem três linhas de defesa preliminares a lutar contra invasores estrangeiros, incluindo vírus, bactérias, e fungos. As linhas do sistema imunitário três de defesa incluem barreiras físicas e químicas, respostas inatas não específicas, e respostas adaptáveis específicas.
O sistema imunológico desempenha um importante papel nesse mecanismo de defesa. Ele é constituído por um sistema de células distribuídas numa rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, e também circulando na corrente sanguínea.
Como nosso corpo se defende de organismos invasores? Como nosso corpo se defende de organismos invasores? Radicais livres não são os compostos mais populares. Propagandas de cosméticos e dicas sobre dieta e nutrição trazem antioxidantes como a solução deste “problema”, ligado a doenças e envelhecimento.
Recorde que vivemos cercados de micro-organismos (bactérias, vírus, fungos etc.) e, portanto, de alguma forma o nosso corpo nos protege destes invasores. Continue a discussão com o seguinte questionamento: Afinal, como o corpo se defende dos micro-organismos?
De facto, a maioria dos potenciais invasores (vírus, bactérias, fungos, parasitas, partículas diversas etc.) penetra no organismo pelo nariz, a boca ou os olhos e uma grande parte deles acaba por chegar ao tubo digestivo antes de serem eliminados. Esta “eliminação” utiliza as vias naturais para tudo o que não é absorvido pelas mucosas.
Sistema imunológico (também chamado de sistema imune ou imunitário). Texto "Como o vírus entra no nosso corpo?", disponível no site Universidade das Crianças Imagem do macrófago, disponível no banco de imagens Science Photo Library Imagem do linfócito T, disponível no banco de imagens Science Photo Library
É permitido juros sobre juros?
Como calcular taxa de juros simples na calculadora financeira?
Como usar bem a agenda de papel?
Como ocorre a perda de carga distribuída?
O que dizer na entrevista porque quer trabalhar aqui?
Como diagnosticar e tratar DPOC?
Qual o valor de um MBA na FGV?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar acordada?
Como se formam os anticorpos naturais do sistema ABO?
Quais são as atividades realizadas no campo?
Quanto à permeabilidade como podem ser classificadas as membranas?
É conhecida a flor denominada Açucena?
Por que a 3ª geração da poesia romântica também é chamada de condoreira?
Quem inventou o jogo de dados?
Como um elemento químico é representado Cite 3 exemplos?