A concordância verbal deverá ser feita com o infinitivo pessoal, havendo a flexão do verbo, sempre que houver um sujeito definido ou quando se quiser definir o sujeito. Também quando o sujeito da segunda oração for diferente do da primeira e para indicar indeterminação do sujeito na 3. ª pessoa do plural.
A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.
Não sabe o que é erro de concordância? Nós explicamos o que deve saber sobre esta questão. Este é um tipo de erro que acontece sempre que algo não está em harmonia dentro de uma frase, havendo tipos de concordância que, por vezes, não são respeitados, comprometendo a qualidade do discurso na língua portuguesa.
45 curiosidades que você vai gostar
Outros casos de concordância verbalSujeito oracional. O verbo deve ficar na terceira pessoa do singular. ... Sujeito em voz passiva sintética. O verbo concorda com o sujeito paciente. ... Concordância de verbos impessoais. Os verbos impessoais sempre ficam na terceira pessoa do singular. ... Verbo ser indicando tempo ou distância.
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!
Regra geral, com o pronome relativo quem, o verbo deverá ser escrito na 3. ª pessoa do singular. Fui eu quem pediu autorização ao diretor. Foi ela quem pediu autorização ao diretor.
Como são formadas as chuvas orográficas frontais e convectivas?
O que é preciso para fundar um clube de futebol?
Como ser afiliado do Magazine Luiza?
Como tomar os 4 comprimidos de ivermectina?
O que acontece quando se toma estrogênio?
Qual a diferença entre o DNA e a cromatina?
Como a Oxandrolona age no organismo feminino?
O que significa o sol no desenho infantil?
Como tomar BCAA creatina e glutamina?
Como interpretar o índice de diversidade de Shannon?