Passo a Passo da Atualização de Débitos Judiciais
A base de cálculo sobre a qual incidem os honorários advocatícios devidos em cumprimento de sentença é o valor da dívida (quantia fixada em sentença ou na liquidação), acrescido das custas processuais, se houver, sem a inclusão da multa de 10% (dez por cento) pelo descumprimento da obrigação dentro do prazo legal (art.
30 da Lei n. 8.218/1991. Não há aplicação de juros de mora, por falta de previsão legal. 1%, sendo que, para fatos geradores ocorridos: a) até : taxa Selic, a partir de jan./1997 até o mês anterior ao pagamento; 1% no mês do pagamento; b) a partir de jan./1995: I.
Juros. Nos processos cíveis, os juros podem ser de 6% ou 12% ao ano, aplicados de forma simples, a contar da citação da parte adversa; em ações por dano, podem retroagir à data da ocorrência do mesmo.
A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final.
Para fazer a correção monetária, basta consultar qual o fator acumulado do índice de referência no período de análise. Após realizar essa consulta, basta multiplicar o valor que deverá passar pela atualização monetária por esse fator acumulado.
Os juros de mora incidem a partir do vencimento da obrigação em Todos os Documentos.
Súmula 362 do STJ: "A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento."
Trânsito em julgado é uma expressão usada para uma decisão (sentença ou acórdão) judicial da qual não se pode mais recorrer, seja porque já passou por todos ...
Mas existem exceções à coisa julgada, quando um assunto que já transitou em julgado poderá ser discutido novamente, que são: a ação rescisória, situações jurídicas continuativas (que podem mudar ao longo do tempo, como, por exemplo, a necessidade de pensão alimentícia). Em breve, publicarei um artigo explicando melhor a coisa julgada.
Ela deverá ser solicitada e paga na vara ou comarca a qual pertence o seu processo. O conteúdo da certidão será expedido de acordo com o que foi determinado no processo. Depois de verificado e retirada a certidão de trânsito em julgado, normalmente há o cumprimento voluntário por parte da condenada.
O que precisa para processar um síndico?
Como levar o notebook na mochila?
Como calcular 44 horas de trabalho de segunda a sexta?
Como usar clareador dental Whiteness Simple 22?
Qual o tom de azul que está na moda?
Como conseguir oferecer frete grátis?
Como a anestesia sai do corpo?
Como liberar o dinheiro do PagSeguro?
Como pode ser classificada a DPOC?
Como advogado peticionar no INSS?
Como podemos classificar o acidente vascular cerebral?
Como classificar a palavra história?