Ouça em voz altaPausarA maioria das bacias segue, em geral, a Lei de Horton, mas existem exceções (MORISAWA, 1968). Semelhantemente ao conceito de razão de bifurcação, pode-se estabelecer a chamada “razão do comprimento dos canais”, utilizando-se, ao invés do número, o comprimento dos canais existentes na bacia hidrográfica.
Ouça em voz altaPausarO fator de forma de uma bacia hidrográfica, kf, é definido pela relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial. O comprimento axial da bacia hidrográfica, L, é igual ao comprimento do curso d'água principal mais a distância da sua nascente ao divisor topográfico.
Ouça em voz altaPausarPode-se utilizar a equação abaixo: Em que: I = declividade média da bacia (m/m); D = equidistância entre curvas de nível em m; ABH= área da bacia (m²); CNi = comprimento total das curvas de nível em m. 3.4.2.
Ouça em voz altaPausarVazão específica (l/s/km²) = (Vazão média mensal / área da estação) * 1000 AD Estação (área da estação) = km² m³/s * 1000 = l/s l/s / km² = vazão específica* * É uma variável hidrológica de relação entre a vazão e a área da bacia hidrográfica.
Ouça em voz altaPausarA bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d'água é a área onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e seus afluentes. ... Desníveis dos terrenos orientam os cursos d'água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas.
Tipos de drenagem
Ouça em voz altaPausarO fator de forma nada mais é do que uma conversão entre o volume do cilindro e o volume real da árvore. Para se calcular o volume do cilindro e obter a sua área seccional basta utilizar a altura comercial (Hc) e o diâmetro com casca tomado a 1,30 metro de altura na árvore (DAP).
Ouça em voz altaPausarComo resultado o Índice de compacidade da planta baixa Ic= Senv/ V = 1,28 e o índice de compacidade espacial ICe = 77,4%.
Ouça em voz altaPausarA bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d'água é a área onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e seus afluentes. ... Pense na crista de um morro que divide a água da chuva para um lado e para o outro.
Ouça em voz altaPausarL = comprimento do rio principal, km. - Equivalente Seq = [ L / ∑( Li/√Si)]2 Onde: Seq = declividade equivalente, m/m.
De modo geral, uma Bacia Hidrográfica pode ser melhor caracterizada, analisando-se seu perfil topográfico. Dentro desta perspectiva de análise, é possível observar as seguintes partes de uma bacia: São regiões mais elevadas de uma Bacia Hidrográfica, servindo de divisor entre uma bacia e outra.
BACIA HIDROGRÁFICA 3.1. Introdução O Ciclo Hidrológico, como descrito anteriormente, tem um aspecto geral e pode ser visto como um sistema hidrológico fechado, já que a quantidade de água disponível para a terra é finita e indestrutível.
Introdução Bacia Hidrográfica: área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída. Com a Lei 9.433/97 passou a ser considerada a unidade de gestão estratégica para os recursos hídricos.
O padrão de drenagem de uma bacia depende da estrutura geológica do local, tipo de solo, topografia e clima. Esse padrão também influencia no comportamento hidrológico da bacia. Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
Como descartar contas antigas?
Como descobrir o autor de uma frase?
Como saber se a pessoa tem depressão?
Como identificar um protagonista?
Como saber se a entrada de rede queimou?
Tem como saber de quem é um número de celular?
Como se escreve o número 1640 em Romano?
Quanto de leite Um bebê de 1 ano deve tomar?
O que é pronome exemplos em frases?
Qual é o nome certo Berruga ou verruga?
Como testar o compressor de um freezer?
Como testar fone de ouvido com microfone no PC?