Profundidade da camada cementada: Essa profundidade, na prática, é medida através da dureza. Considera-se “Camada Cementada Efetiva” a região com dureza maior que 50 Rc. (Existe ainda a “Camada Cementada Total”), que é definida como a região onde houve aumento do teor de carbono.
As camadas cementadas de pe- quena profundidade (até 0,75 mm) são obtidas com concentração média de cianeto igual a 20% e temperaturas de 850° a 900°C, ao passo que para as camadas mais profundas exige-se concen- tração média de cianetos de 10 % e temperaturas superiores a 900°C.
3.2.2 Tratamento Térmico à Frio (Subzero) Os resultados obtidos são os seguintes: aumento da resistência mecânica, maior estabilidade dimensional ou micro estrutural, melhor resistência ao desgaste e alívio de tensões residuais devido a transformação completa de toda a austenita retida em martensita (CHIAVERINI, 2003).
Cementação é um processo em que metais ferrosos são colocados em contato com ambiente rico em carbono, o que permite anexar carbono na superfície do metal por difusão, criando um gradiente de concentração de carbono entre a superfície e o interior do metal.
A profundidade da camada cementada varia de 0,6 a 6,9 mm dependendo das condições de tempo e temperatura empregadas. Essa profundidade, em termos práticos, é medida por meio da dureza.
A Cementação líquida é um processo termoquímico de introdução de carbono no aço a partir de sais ricos em carbono. Os aços a serem cementados devem possuir baixo teor de carbono, de modo que, quando aquecidos à temperatura de austenitização, o carbono do meio líquido possa reagir e difundir na superfície das peças.
A cementação de gás é o processo mais eficiente porque permite a cementação de peças com maior consistência e melhor eficiência energética. Este processo geralmente usa gás propano ou gás natural para a geração de carbono necessário e a temperatura varia de 850°C a 950°C.
8 - Tratamentos termoquímicos: cementação, nitretação e carbonitretação
Logo, a espessura da camada cementada será estimada em Tratamentos Termoquímicos Tratamentos Termoquímicos 12> ¾Camada cementada: Micrografia de camada cementada, conseguida após 4 horas a 1000°C, mostrando visível gradiente de concentração pela presença da cementita.
Existem cinco processos diferentes de cementação, estes processos são geralmente utilizados em aços carbono (AISI/ABNT 10) e aços baixa liga (AISI/ABNT 2317, 2325, 3115, 4617,8620, 9310 etc). Os processos de cementação podem ser feitos por via:
Cementação Líquida Cementação a Vácuo Processo similar a cementação gasosa só que os gases são evacuados e preenchidos com gás nitrogênio Temperado imediatamente em óleo Cementação a Vácuo
Aço com baixo teor de carbono (C < 0,25%); Difusão de carbono na austenita; Disponibilidade de carbono no meio de cementação; temperatura entre 8°C para ↓CGγ ¾Processos industriais para cementação:
Qual a resolução de uma imagem?
O que é um distrato de contrato?
Qual o objetivo da análise ergonômica do trabalho?
Qual o número de oxidação do ferro?
Quais são os 4 fatores que influenciam no crescimento dos microorganismos?
Como desativar o teclado do notebook no Linux Mint?
Quais os benefícios cognitivos?
Como calcular hora extra a 60 e 100?
Qual é o nome do novo jogo que a Garena vai lançar?
O que significa low Poo e no Pow?
Qual o público que mais compra pela internet?
O que os hackers usam para invadir sistemas?
Qual é a importância da pesquisa na formação do professor?