Fator de Impacto é um método usado para qualificar as revistas científicas com base nas citações que ela recebe. O cálculo é feito somando-se as citações dos artigos recebidas no ano do cálculo do fator de impacto e dividindo esse número pela quantidade de artigos publicados nos dois anos antecedentes a esse cálculo.
O fator de impacto de uma revista é obtido a partir do Journal Citation Reports (JCR) é uma publicação anual do Instituto de Informação Científica, uma divisão da Thomson Reuters.
Como acessar os dados do FI e o ranking de periódicos por área no JCR
Para o cálculo, utiliza-se o número de citações recebidas pelos artigos publicados naquele periódico nos dois anos anteriores à avaliação, dividido pelo número de artigos publicados no período. Como exemplo temos: cálculo do fator de impacto da revista X no período de 2017.
Por meio da JCR é possível verificar os periódicos mais citados em uma determinada área e a relevância da publicação para a comunidade científica por meio do Fator de Impacto. Avalia revistas de 3.300 editores, cerca de 200 disciplinas, e 60 países.
O fator de impacto avalia quantitativamente as revistas científicas (periódicos). Este avalia o impacto das publicações na comunidade científica e pode ser utilizado como um indicador para escolha de qual revista publicar.
Desde então o Fator de Impacto firmou-se como meio de avaliação dos periódicos nas mais variadas instâncias, sendo calculado anualmente pelo Institute for Scientific Information (ISI) para as revistas indexadas em sua base de dados, e publicado pelo Journal Citations Reports (JCR), uma publicação do ISI.
Para o cálculo do Fator de Impacto de um periódico, leva-se em consideração o número de citações recebidas pelos artigos publicados no periódico nos dois anos anteriores à avaliação, dividido pelo número de artigos publicados no período. Para entender melhor como é calculado, observe o exemplo abaixo. Nem tudo são flores
Apesar de amplamente utilizado, o Fator de Impacto possui várias ressalvas. Quando consideramos diferentes áreas do conhecimento, ou até mesmo entre subáreas, vemos que o número de referências citadas por artigo (densidade das citações) mostra-se bastante diferente.
Qual película é permitida pelo Detran em 2021?
O que podemos fazer para irritar a irmã?
Qual salário para viver bem em Brasília?
Qual é melhor Black Label ou Double Black?
Quais são as funções da escrituração?
Qual a diferença de gato do mato e gato doméstico?
Quais verduras tem vitamina A?
Onde pode ser substituído por no qual?
Qual é a diferença entre o oxigênio e ar?
Para que serve selênio em cápsulas?
Quem tem prolapso pode fazer sexo?
Qual o cristal mais raro do mundo?
Por que a Sumire saiu do time 15?
Tem muita diferença entre Full HD e 4K?