Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.
Gramática. As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.
As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.
Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.
São conjunções aditivas: e, nem, mas, também. - Adversativas: estabelecem oposição, adversidade. Exemplo: Gostaria de ter viajado, mas não tive férias. São conjunções adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto.
29 curiosidades que você vai gostar
A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior. A oração coordenada sindética adversativa, por sua vez, transmite ideia de oposição à oração anterior. A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior.
As orações coordenadas sindéticas adversativas são aquelas que transmitem uma ideia de oposição ou de contraste. Os conectivos que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão, etc. Exemplos: Eles queriam sair, porém, estava chovendo.
como também. Exemplos: “A blusa é bonita e barata.” “Ele não só escreveu a revista como também editou.” – Adversativas: Ligam orações indicando oposição.
A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.
O João não só viu o livro como (também) o comprou. Ele leu não só o livro mas também a revista. Tu não só não estudas como não deixas os outros estudar.
Conjunções coordenativas aditivas
São as que estabelecem relação de adição entre os elementos conectados, ou seja, um é o acréscimo do outro. Esse acréscimo pode ser tanto em sentido positivo quanto negativo. Veja os exemplos: Eu fui à praia e tomei bastante sol.
São divididas em cinco tipos:Conjunções Aditivas.Conjunções Adversativas.Conjunções Conclusivas.Conjunções Explicativas.Conjunções Integrantes.Conjunções Causais.Conjunções Comparativas.Conjunções Concessivas.
As conjunções coordenativas podem ser: ⇒ Aditivas: unem dois termos ou duas orações de mesmo valor sintático, exprimindo uma relação de adição, de soma: e, nem.
substantivo feminino Conjunção utilizada para ligar uma oração que expressa conclusão, consequência ou inferência, à frase ou oração anterior; pois, portanto, assim, logo.
Exprimem, por conseguinte uma conclusão (ou uma consequência, um efeito, um resultado) referentes à oração anterior. As conjunções conclusivas típicas são: logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso entre outras.
substantivo feminino Escolha entre duas possibilidades; opção: encontro-me diante desta alternativa: ficar ou partir. Sucessão de coisas que se repetem com alternação, umas após outras: alternativas de calor e de frio. O que pode ser usado no lugar de outro: temos outra alternativa para seu tapete.
No entanto, uma vez que a expressão "Além de" já cumpre esse papel o termo "também" é totalmente desnecessário no período do enunciado, no qual foi empregado realmente para dar ênfase, para isso não demandando estar entre vírgulas.
2. Também não se usa a vírgula antes da conjunção “e” em enumerações ou em orações coordenadas com o mesmo sujeito. Por exemplo: Fui à feira comprar maçã, banana, laranja e caqui. / Maria Luísa saiu cedo de casa e só voltou à tarde.
conjunção E, nem, não; liga termos e/ou orações de mesma função: assinou a confissão, também, se não assinasse, seria preso. Mas, porém; além de unir termos ou orações de mesma função, acrescenta uma informação oposta: ela não cantou na semana passada, também, nesta semana, cantou durante horas seguidas.
5 sinônimos de como também para 1 sentido da expressão como também: Bem como: 1 bem como, assim como, tal como, tal qual, que nem.
Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.
Funções da palavra COMOServe para introduzir as Orações Subordinadas, e assume alguns significados diferentes, dependendo da oração da qual faz parte:Pode ser substituída por quando ou logo que.Assume a mesma função do por que.Tem valor de conforme.
Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante.
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
Que estabelece oposição ou diferença.
O que é considerado um trabalho insalubre?
Como funciona o amaciante de carne?
O que é desempenho da produção?
Quais as condições adversas do veículo?
O que pode ser feito para evitar a microcefalia?
Como ligar a câmera do Meet pelo teclado?
Como saber se sua mão e grande?
Quando a procuração pública perde a validade?
Como Abrir Galeria The Sims 4?
Como proteger seu cão do frio?
Quantos anos pode dirigir na China?
Quais os impactos da ciência na sociedade?
Quantos litros cabem no tanque da Lander 2020?
Quantas freguesias existe em Portugal?
O que o celular precisa ter para carregar por indução?