Qual é a sensação? Os movimentos costumam ser parecidos com pontadas, tremores ou gases. Rose diz que muitas mães de primeira viagem confundem os movimentos fetais com gases.
Sentir os primeiros movimentos do bebê é um dos momentos mais emocionantes para as mães. Ainda que ele se movimente desde as semanas iniciais, elas só começam a percebê-los por volta da vigésima. E, depois disso, podem até reclamar do agito... O que é normal e esperado, segundo uma pesquisa recente feita na Inglaterra.
O que pode começar com pequenos choques passando pela sua barriga, pode mudar para uma sensação como se tivesse bolhas estourando aqui e ali, e depois se torna algo mais nítido, quando você saberá com certeza que "opa, ele está chutando!" Às vezes, você também vai sentir o bebê soluçando.
Você só conhecerá essa sensação entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação, quando o útero já se projeta no abdômen, próximo à região do umbigo. Antes desse período, até a 12ª semana, o órgão fica na altura do osso púbico e impossibilita que a mãe perceba a movimentação da criança.
Na primeira gestação, você vai demorar um pouco mais para sentir os chutes e mexidas do seu bebê. Por volta da semana 18 ou 20, pode perceber vibrações suaves em sua barriga. No início, sente as movimentações do bebê como ar ou gases, ou como uma sensação de bolhas estourando ou ondulações.
20 curiosidades que você vai gostar
Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.
Normalmente a mulher consegue sentir o bebê mexer nitidamente pela primeira vez por volta da 18º a 21ª semana de gestação. Antes desse período os movimentos do bebê mais parecem umas tremidinhas, às vezes umas borboletas voando pelo abdômen.
Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.
Os últimos estudos indicam que o feto responde ao som aproximadamente à s 16 semanas de gestação ou inclusive já à s 12 semanas. A resposta aos sons da fala parece dar-se mais perto das 24 semanas. O que é evidente é que já nos inícios do terceiro trimestre, o feto aprende muito do seu ambiente através do som.
Os primeiros movimentos do bebê
A maioria das mulheres sente os primeiros movimentos entre as semanas 16 e 20 da gestação, e este é um momento muito especial. Talvez você sinta o bebê mexer um pouco mais cedo ou mais tarde. Não se preocupe se não sentir os primeiros movimentos logo.
Inicialmente, os movimentos são discretos, e se for a primeira gravidez, você pode facilmente confundir os movimentos do bebê com os movimentos intestinais. A sensação realmente é de gases. Algumas mães descrevem como bolhas estourando dentro da barriga ou sensação de estômago roncando.
Essa variação ocorre especialmente devido a fatores como a placenta posicionada atrás do umbigo e a presença de líquido amniótico, aquele que envolve e protege o bebê. Se a placenta estiver na parte anterior do útero (na parte da frente), ela pode funcionar como uma almofada e abafar os movimentos do feto.
Isso porque há uma pressão maior do seu ventre sobre o diafragma. . Essa pressão, causada pelo crescimento do bebê, também pode apertar sua bexiga levando a pequenas e involuntárias perdas de urina na hora de fazer algum esforço.
Para os bebês, comprimir o útero pode ocasionar dificuldade em receber nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical ou placenta e em casos mais graves, pode contribuir para um parto prematuro.
Cólica e contrações
Se forem passageiras e sem sangramentos, são sinais normais que o corpo está se preparando para o parto. Esses desconfortos são causados pelos movimentos do bebê ou do útero. Além disso, é possível haver dilatação do canal vaginal, o que provoca mais desconforto.
Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação a placenta e para ser menina o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Para ser considerado do sexo masculino, do lado direito do local onde se formará a placenta (está ligado ao útero).
A explicação tem relação com a circulação do sangue da mãe, que é favorecida com o corpo deitado nesta postura. “A artéria aorta, que leva o sangue em direção ao corpo, desce pelo lado esquerdo da coluna. Já a veia cava inferior, que traz o sangue da perna de volta para o coração, passa pelo lado direito.
Posição do Bebê
Neste momento o bebê pode estar simplesmente com as costas para um lado, e as mãozinhas e pezinhos para o outro, dando a impressão de que a barriga foi toda para um lado só. Por isso é comum nos fóruns de gestantes muitas indagações sobre a barriga de grávida.
A sensação de barriga tremendo ocorre, principalmente, em pessoas com tendência a formar excesso de gases, mas também é comum durante a gravidez, no período menstrual e nos casos de síndrome do intestino irritável. Todas essas são situações podem ser resolvidas de forma simples e não oferecem riscos de vida.
A mãe ainda não consegue sentir os movimentos do bebê. Mas isso não quer dizer que ele não se mexa. Na 8ª semana de gestação, ele está desenvolvendo-se a todo vapor. Sua musculatura começa a formar-se, mas por ser tão pequenininho seus movimentos ainda não conseguem ser identificados pela mãe.
O principal motivo para a barriga tremendo são os gases intestinais, que se movimentam no interior do abdômen. A própria gravidez pode propiciar o aumento dessas flatulências. É possível que você também sinta a barriga inchada, sintomas de azia e dores abdominais.
A altura uterina começa a ser medida por volta de 16 semanas e em alguns casos com 20 semanas pois é nessa idade gestacional que o útero começa a se destacar do osso pélvico chegando a altura do umbigo. Há casos em que a altura uterina diverge com o número de semanas da gravidez.
Mortalidade masculina
Na realidade, a probabilidade de conceber crianças de um sexo ou do outro nunca foi exatamente de 50%. Em todo o mundo, nascem cerca de 109 meninos para cada 100 meninas.
Durante as 12 primeiras semanas de gravidez, não há grandes diferenças entre o feto masculino e o feminino. Nesse período, o bebê se desenvolve na barriga da mãe, partindo de uma única célula, que se multiplica e se transforma em estruturas fetais, criando tecidos, órgãos e sistemas.
Como consultar resultado de perícia INSS pelo CPF?
Como restaurar o padrão de fábrica do celular Samsung?
Que tipo de pneumonia O Covid 19 Causa?
O que quer dizer indisciplina e insubordinação?
Que tratamentos são realizados no manejo da HAS?
Quem foi aprovado e o pagamento está em processamento?
Quais são os tipos de remuneração estratégica?
O que se comemora no Dia 18 de agosto?
Quanto tempo depois da abdominoplastia posso levantar sozinha?
Quantas calorias tem em uma barra de 100g de chocolate?
O que acontece quando o processo é arquivado definitivamente?
Qual é o conceito de autorretrato?