Ao travar a haste com alicate para "facilitar" o aperto da porca superior do amortecedor você estará deixando ranhuras ou marcas na haste. ... Assim, basta segurar a pastilha, e com uma chave fixa, aperar a porca de fixação do amortecedor. IMPORTANTE: O toque final deve ser aplicado com o veículo no solo.
De forma geral, os fabricantes indicam que os amortecedores sejam trocados entre 40 e 50 mil quilômetros. Mas fique sempre atento ao período da revisão do carro. É o momento ideal para identificar quando trocar o amortecedor.
Seus principais componentes são:
Os amortecedores devem ser trocados aos pares, mesmo que apenas um deles esteja desgastado? Verdade. Se apenas um dos amortecedores de cada par (dianteiro ou traseiro) é trocado, a outra peça pode ter menor eficiência devido ao maior tempo de uso. Esse desequilíbrio é capaz de prejudicar a dirigibilidade do carro.
Ao contrário de outros componentes automotivos, os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso.
Para isso, com o carro a meia altura, tente mover com as mãos os pneus nos sentidos horizontal e vertical. Se houver folgas no rolamentos, caixa de direção, terminal de direção e terminal axial, será possível identificar.
Uma troca completa dos amortecedores, de carros compactos, custa em média R$ 500. Os amortecedores dianteiros são mais caros que os traseiros, pois todas as marcas colocam melhores unidades no eixo dianteiro devido ao fato de terem de suportar o peso da parte mecânica.
O kit do amortecedor é composto por peças que se encaixam nessa estrutura – o coxim (suporte), o rolamento, o batente e a coifa. A composição do kit do amortecedor ajuda a absorver ruídos e auxilia o carro a trafegar melhor.
Os amortecedores pressurizados são fabricados com óleo e gás nitrogênio para evitar a perda de pressão por conta da presença de bolhas no interior do amortecedor, fato que pode acontecer devido o trabalho constante do amortecedor ou mesmo a entrada de ar no sistema hidráulico.