A ameixeira pode atingir de seis a dez metros de altura, com tronco grosso, ramos abertos e longos. Apresenta, com freqüência, três flores por gema, que chegam a até cinco botões. Na florada, a copa das árvores fica coberta de pétalas brancas e ovaladas.
Mas a produção não consegue abastecer completamente o mercado interno do país e, por isso, são importadas ameixas do Chile e da Argentina, o que torna a fruta um pouco cara para os consumidores de baixa renda.
Fatores ambientais, deficiência nutricional e origem genética podem contribuir para a não frutificação de fruteiras. No caso da ameixeira, há ainda a possibilidade de problemas relacionados ao processo de polinização. Quando possui flores autoestéreis, a planta exige a polinização cruzada para frutificar.
Dentre os tipos de ameixa existentes na natureza, as mais conhecidas e que merecem grande destaque são a ameixa amarela, a ameixa preta, a ameixa verde e a ameixa vermelha. A fruta, por sua vez, pode ser encontradas nas versões in natura ou seca.
As ameixas passadas tendem a ficar moles, com a casca machucada ou descolorida. As ameixas firmes podem ser guardadas por um ou dois dias, à temperatura ambiente, para amolecerem.
É comum, em pomares domésticos, o crescimento vegetativo ser prejudicado por causa de deficiências nutricionais, refletindo em travas ao florescimento e à frutificação. O mais recomendado é consultar um técnico para avaliação do crescimento vegetativo e das condições de desenvolvimento das plantas no local.
Existem muitas variedades de árvores de ameixa e esta é uma vantagem indiscutível na escolha de ameixa. Além disso, essas árvores possuem diferentes períodos de frutificação: precoce, médio e tardio. Veremos algumas dessas variedades de ameixas:
A ameixa, consumida ao natural, fresca, seca ou demolhada, é um alimento saboroso e saudável. É também muito apreciada em compotas, geleias, sopas, purês, ou em mistura com figos secos, passas de uvas ou nozes raladas, sendo utilizada ela seca em bolos. Por suas propriedades laxativas, convém aos intestinos preguiçosos.
O pé de ameixa pode medir entre 4 e 7 metros de altura, sendo que seu tronco é liso. Por isso, é muito importante que com o passar do tempo ele seja plantado em um lugar ao ar livre e bem espaçoso.
A ameixa autêntica ( Prunus domestica) tem diversos nomes, que variam de acordo com o local onde ela é cultivada.
Como são as manchas hormonais?
Como acabar com as pragas do coqueiro?
Como lavar o cabelo após química?
Como tratar do galo depois da briga?
Como juntar a prova emprestada?
Como curar infecção uterina na gravidez?
Como hidratar o cabelo após selagem?
Como cuidar do cabelo crespo depois de tirar as tranças?
Como queimar o bambu com maçarico?
Qual o tipo de lesão causada por ficar muito tempo em uma só posição?
Como jogar de AHRI no Wild Rift?
Como unir duas tabelas no Docs?
Como saber se um elemento é mais denso que o outro?
Como fazer para garrafa cair em pé?
Como jogar bem de Corvo no Brawl Stars?
Qual a diferença de temperatura dos compostos iônicos e moleculares?