Carpa macho e fêmea Os machos são mais precoces, podendo alcançar a maturidade antes do primeiro ano de vida (500g a 600g). São menores e o corpo é mais esguio (cabeça e corpo). Já, as fêmeas, possuem cabeça e corpo mais largos principalmente na região do ventre.
As carpas se reproduzem nos meses mais quentes do ano. Para cada fêmea, um par de machos. Eles ficam nadando, se conhecendo, namorando, um dia inteiro até que, finalmente, ocorre o acasalamento. A fêmea solta ovos e o macho, espermas que fertilizam os ovos que a fêmea deixou.
Os machos possuem um corpo mais esguio e contornado, uma crista na região da barriga e uma linha que vai da região das barbatanas até o ventre. Nas épocas reprodutivas, os machos costumam perseguir as fêmeas. As fêmeas possuem a cloaca aparente, seu corpo é levemente maior e mais largo do que o dos machos.
Reprodução natural de carpas
Na reprodução de carpas, no primeiro ano de vida, a fêmea já pode desovar bem como o macho pode atingir a maturidade sexual. Nessa criação, o produtor deverá ter muita atenção no período de alevinagem, pois não poderá faltar alimento, caso contrário, toda a produção estará comprometida.
Identifique machos e fêmeas.
As fêmeas tendem a ter cores apagadas, com uma barbatana anal em forma de leque. Se puder identificar o sexo, você saberá mais facilmente se há dois peixes lutando (geralmente dois machos ou duas fêmeas), ou se estão acasalando ou se preparando para acasalar (um macho e uma fêmea).
41 curiosidades que você vai gostar
As desovas dependem do clima da região para começarem a ocorrer. Em locais de climas mais quentes, começam em agosto, ao passo que em regiões mais frias, esperam a água atingir mais de 20°C, geralmente ao final de setembro ou até outubro. Podem ocorrer desovas em águas com 18°C, mas isso não é comum.
Os reprodutores são mantidos em viveiros e separados no início da primavera, quando são levados para o laboratório e acondicionados em caixas com água na temperatura de, pelo menos, 25 ºC para a indução hormonal. Em seguida, realizam-se a extrusão dos óvulos e sua fecundação.
A carpa capim apresentou um bom desempenho, visto que obteve um ganho médio de peso de 1,0 kg peixe-1 após 180 dias, taxa de crescimento específico de 0,74 g dia-1 e conversão alimentar aparente de 43 kg MS kg-1 de peixe.
Sobre o tempo de produção, estima-se que em um 1 ano de criação a Carpa atinja em torno de 1,5 kg. Esse peixe tem alta longevidade, podendo chegar a 40 anos (ou até mais em alguns casos).
Como fazer impressão de etiquetas no Word?
É fácil conseguir emprego na Espanha?
Quais são as funções de um consultor financeiro?
Como entrar para trabalhar na Nestlé?
O que trabalhar no carnaval na educação infantil?
Como se tornar um corretor da bolsa de valores?
Qual o objetivo de trabalhar com formas Geometricas?
Como trabalhar com a educação empreendedora no ensino fundamental?
Como aprender morfologia rápido?
Quem pode impugnar o edital de licitação?
Quanto ganha um funcionário da Azul?
Como trabalhar linhas na educação infantil?
O que é preciso para trabalhar em uma lan house?
Como colocar o granulado na lateral do bolo?
Como o jogo Pac-man foi criado?