Para dispensar candidatos
Quais são as melhores práticas para dar feedback negativo no processo seletivo?
Agradeça a oportunidade por e-mail Mesmo que você não queira mais pensar a respeito dessa vaga que não deu certo, envie um e-mail aos entrevistadores alguns dias após a entrevista e agradeça pela oportunidade da candidatura, colocando-se à disposição para vagas de emprego quando surgirem.
“Bom dia/Boa tarde [nome], Obrigado(a) pela sua candidatura à vaga de [Função] na [Nome da Empresa] e por toda a disponibilidade. Infelizmente, não [passou à fases de entrevistas/ foi o candidato escolhido] já que estamos à procura de alguém com [ mais experiência/ a competência X/outro requisito].
Quando for dar a notícia para o candidato, que ele não foi um dos selecionados, fale positivamente. Enalteça seus pontos fortes, suas qualidades e experiências e explique que, para aquela função ele não está preparado embora tem ótima capacidade para exercer várias outras funções. Deixe as portas da empresa abertas para uma nova oportunidade.
Antes de ligar é importante que verifique, na ficha do candidato, os motivos pelos quais ele não foi aprovado e só, então, faça a ligação. Ao falar com ele seja objetivo, mas apresente sempre as razões pelas quais, naquele momento, a empresa não o selecionou para a vaga e forneça pelo menos um retorno sobre seu desempenho. Você é feliz?
Se comunicar adequadamente com os candidatos, não só evitará publicidade negativa como poderá fortalecer o seu Employer Branding e potenciar referências no futuro. Veja como dar as “más notícias” de forma a manter a imagem positiva da empresa.
Uma sugestão para quem quer ganhar tempo ao ligar para o candidato aprovado no processo seletivo. Imagina que você tenha algumas ligações dessa para fazer no dia, entre outras atividades e em cada ligação embora seja prazeroso avisar que o candidato passou, falar item a item dos documentos e repetir se for necessário.