Como reduzir o calor de hidratação no concreto?
O calor de hidratação do cimento é aquele liberado durante a reação química do clínquer com a água, lembrando que o clínquer é o produto final da adição do calcário com a argila, e é a matéria-prima fundamental na produção do cimento.
Este tipo de cimento tem a propriedade de retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica, devido ao calor desenvolvido durante a hidratação do cimento.
O que é o processo de hidratação do cimento? Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.
O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.
Há duas condições extremas capazes de comprometer a qualidade do concreto. Temperaturas muito baixas podem provocar o congelamento da mistura, enquanto o calor extremo e/ou a baixa umidade do ar levam à perda rápida da água de amassamento e de cura, provocando fissuras.
A finura do cimento é caracterizada pelo índice de finura, que é o material retido na peneira de 75 µm, expresso em porcentagem de massa, calculado até os décimos. O resultado do ensaio é o valor obtido em uma única determinação.
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alta reatividade em baixas idades em função do grau de moagem a que é submetido, proporcionando maior rendimento ao concreto. É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada.
É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, onde se exige deforma rápida, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada. Devido ao alto calor de hidratação, não é indicado para concreto massa. Contém adição de até 5% de fíler calcário.
Quando o cimento não hidrata de forma adequada, o resultado pode ser trincas e fissuras aparentes. ... O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.
Qual a relação entre as propriedades do cimento e o calor de hidratação? De modo geral, o cimento apresenta diversos componentes de acordo com o seu tipo. Esses componentes têm relação direta com uma maior ou menor alteração da temperatura do concreto. Basicamente o cimento tem 4 componentes em maiores quantidades:
Hidratação do cimento (fases secundárias) Sem adição de gipsita: reação imediata C 3 A + xH →C 3 AH 6 , C 3 AH 6 ou C 2 AH 8 Endurecimento rápido, emprego difícil
▪Entender como a hidratação do cimento afeta a porosidade da pasta ▪Correlacionar a microestrutura da pasta de cimento com o comportamento de concretos Perguntas importantes...
Tecnicamente, o calor de hidratação pode ser definido como o calor liberado pelo concreto através de um processo exotérmico, no caso a reação do cimento com a água. Um processo exotérmico nada mais é do que uma reação química em que há transferência de energia do interior de um objeto para o meio exterior.
Como será o signo de Áries para 2021?
É considerado ponto no corfebol quando a bola?
Quais são as fontes de radicais livres?
Em quais situações são marcados os pontos sua resposta?
Como fazer buscas no HD externo?
Quais são as substâncias iônicas?
Qual a finalidade de se calcular um intervalo de confiança para os coeficientes da regressão?
Como lançar afastamento na folha de pagamento?
Como são identificadas as linhas e colunas do Excel?
Como jogar cooperativo no bloodborne?
Como declarar rendimentos recebidos de pessoa física 2020?
Qual os benefícios do mel para o rosto?
Como habilitar token advogado?