Feche as embalagens após o uso. Após manusear qualquer tipo de produto, lave bem as mãos com água e sabão. Lembre-se sempre de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual adequados ao produto manuseado. O manuseio dos produtos precisa ser feito de maneira cuidadosa.
A NR 32 é explícita na exigência de que os produtos químicos impliquem em riscos à segurança e saúde do trabalhador, tanto para fins de inventário no PPRA quanto para a ficha descrita – itens 32.3.4.1 e 32.3.4.1.1.
Cuidados no manuseio No manuseio de qualquer tipo de produto químico, é imprescindível o uso do Equipamento de Proteção Individual adequado ao risco. Os EPIs devem ser fornecidos de maneira gratuita pela empresa, que também é responsável por orientar e fiscalizar o uso dos mesmos.
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, chamada pela sigla FISPQ ou Ficha FISPQ, é composta por 16 seções obrigatórias que devem estar dispostas e numeradas conforme estabelece a Parte 4 da Norma ABNTNBR14725.
A NR 32 é explícita na exigência de que os produtos químicos impliquem em riscos à segurança e saúde do trabalhador, tanto para fins de inventário no PPRA quanto para a ficha descrita – itens 32.3.4.1 e 32.3.4.1.1.
Há ainda recomendações no momento em que for usar produtos químicos: usar máscara, óculos de proteção e luvas, assim evita-se que o produto entre em contato com a pele, com os olhos e também evita-se a inalação (muitos produtos químicos podem causar reações nas vias respiratórias das pessoas).
Os produtos químicos devem - e observa-se aqui a imposição, e não a faculdade - ser armazenados por família e em distância mínima de um metro entre as famílias. Os compostos corrosivos, como ácidos inorgânicos, bases e mais potencialmente perigosos devem ser armazenados sempre na parte inferior da bancada (prateleira).
Conceito de. produtos químicos. Um produto químico é formado por um ou mais compostos químicos que lhe permitem cumprir com uma determina função. Os compostos químicos, por sua vez, são substâncias que contam com dois ou mais elementos que fazem parte da tabela periódica.
Diante dos vários riscos inerentes à estocagem e manuseio de produtos químicos, deve-se manter no laboratório apenas uma quantidade mínima. Por exemplo, para reagentes líquidos são indicadas quantidades de 1 a 2 litros, 1 kg para sais não perigosos e apenas alguns gramas para sais reativos ou tóxicos.
Quando ocorre o direito de se recusar atendimento?
Quais os meios de defesa da propriedade?
Quanto é o cachê do MC Don Juan?
O que e comunicacao nao verbal?
O que causa problemas no fígado?
Quais são os tipos de protozoários?
Quais são os setores de economia?
O que faz publicidade e propaganda?
Porque se dá o nome de Mar Morto?
Qual o valor de um exame de colonoscopia?
Como decompor 75 em fatores primos?
Quais são as partes que constituem o cromossoma?
Quem são os responsáveis pelo Poder Legislativo?