O raciocínio dedutivo liga afirmações (ou premissas) com conclusões. Se todas as premissas são verdadeiras, com termos claros (não ambíguos), e as regras da lógica dedutiva são seguidas corretamente, então a conclusão é necessariamente verdade.
Por outro lado, o raciocínio dedutivo tem como ponto de partida a formulação de um problema, a partir do qual se demonstra, com recurso à lógica, a sua veracidade, desde que a sequência das deduções esteja isenta de erros. Este é o raciocínio característico da Matemática e constitui um elemento estruturante do pensamento matemático.
Há diversas maneiras de se melhorar o raciocínio, como por exemplo: envolver-se em atividades que estimulem o pensamento crítico, fazer um esforço para alterar o modo de pensar e aprender a reconhecer pensamentos irracionais. Nunca pare de experimentar coisas novas.
Quando falamos de argumentação e lógica, falamos basicamente de dois métodos de raciocínio: o indutivo e o dedutivo. Para muitos, pode parecer que o raciocínio indutivo e o raciocínio dedutivo sejam sinônimos, mas existem algumas diferenças entre eles. Você sabe como eles funcionam?
Este artigo foi visualizado 58 312 vezes. Ter uma capacidade de raciocínio alta pode ser útil no trabalho, na escola e nas relações interpessoais.
Quanto tempo dura o efeito de uma injeção com corticoide no organismo?
Quem nasce em Recife como se chama?
Quantas doses tem 1 caneta de Saxenda?
Como saber se o celular está bom?
O que a cor azul significa na amizade?
O que acontece quando o planeta está no periélio?
Como fazer sangria e marca de corte?
Qual o melhor bairro de São Paulo para morar?
Qual foi a importância do primeiro satélite artificial para o avanço da ciência e da tecnologia?