Os livros são os grandes aliados para atividades de alfabetização e letramento. A prática, nesse caso, é tudo. Com o hábito da leitura, a criança é capaz de desenvolver seu senso crítico e aplicá-lo constantemente para tomar decisões, participar de conversas… Enfim, conviver em sociedade.
Os processos de alfabetização e letramento iniciam-se no primeiro contato da criança com a sociedade e o ensino desses processos sistematiza-se no início da Educação Infantil. Mas pode-se afirmar que a leitura e a escrita aparecem como objetivos principais do Ensino Fundamental.
Literacia familiar: Conheça 3 formas práticas de promovê-la em casa!...Para isso, você pode:
Na escola a criança deve interagir de maneira firme e constante com o caráter social da escrita e ler e escrever textos significativos e que os levem a buscar mais, devem ouvir histórias que gostam para estimular e sua capacidade de interpretar e a sua imaginação.
Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental é mais que ensinar a ler e escrever, mas a usar esses processos em seu dia a dia. Por isso, a sala de aula precisa ser uma ambiente alfabetizador, com livros, jornais, histórias, materiais diversos que ajudam os alunos a desenvolver essas habilidades.
Em resumo, o letramento é a habilidade de saber ler e escrever de acordo com o contexto das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, as quais se pautam na linguagem como produto cultural e social.
1º e 2º ano
No Brasil os conceitos de alfabetização e letramento se mesclam e se confundem. A discussão do letramento surge sempre envolvida no conceito de alfabetização, o que tem levado, a uma inadequada e imprópria síntese dos dois procedimentos, com prevalência do conceito de letramento sobre o de alfabetização.
Apesar de ser alvo de vários estudos, o conceito de letramento ainda não foi incluído em todos os dicionários, nem na linguagem da mídia, porque só recentemente conquistou admiradores no país.
Percebemos assim, a importância do “letramento” para o processo de alfabetização, de se alfabetizar numa perspectiva de letramento, ou seja, de se alfabetizar letrando. O QUE É EDUCAÇÃO INFANTIL? O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil deve ser visto como uma proposta que seja flexível e não obrigatória.
Para formar cidadãos atuantes e interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e não de alfabetização. Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade.
O que é isomeria de compensação ou Metameria?
Qual é a descrição de fordismo?
Como funciona o processo de liquefação?
O que diz a CLT sobre trabalho aos sábados?
Quem são os filhos da Feiticeira Escarlate?
Pode viajar com bebê de 1 mês?
Como Schopenhauer define a vontade?
Quanto de energia gasta uma fonte de 250W?
Quantos anos a Marinette tem na primeira temporada?
Quais os benefícios da etiqueta?
Como é feito o colágeno tipo 2?
Quando vai ser a prova da ESA 2023?
Quem matou o Capitão América na guerra civil?