O derretimento das geleiras da Groenlândia e da Antártida, além de aumentar o nível dos oceanos, pode acelerar os fenômenos extremos e desestabilizar o clima de algumas regiões nas próximas décadas, alertam pesquisadores.
O derretimento das geleiras gera muitos impactos negativos em todo o planeta, que podem comprometer, inclusive, a vida na Terra. Um dos impactos causados por esse processo é o aumento considerável do nível do mar. ... Outra consequência do derretimento do gelo no mundo são as mudanças climáticas.
A elevação da temperatura global está afetando o equilíbrio ambiental, atingindo todos os tipos de vida. Várias espécies de animais marinhos e peixes estão ameaçadas pelo degelo. Um exemplo bastante representativo é a redução do gelo na Antártica, a qual fez com que a população de pinguins diminuísse em 33%.
As regiões polares são as mais atingidas pelo degelo, pois o derretimento dessas áreas está ocorrendo de forma muito rápida. Conforme cientistas ambientais, o degelo agrava ainda mais o aquecimento da Terra, haja vista que durante esse processo ocorre a liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente.
Uma vez que o gelo desse solo derreta, teremos não apenas a liberação de toneladas e mais toneladas de gases de efeito estufa como o metano —produto da decomposição de material orgânico presente no permafrost— como também a possibilidade de vírus e bactérias "esquecidos" voltarem à ativa.
Conforme cientistas ambientais, o degelo agrava ainda mais o aquecimento da Terra, haja vista que durante esse processo ocorre a liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente. ... Conforme dados da Worldwatch Institute, as principais cordilheiras do mundo estão sofrendo significativas reduções em massa de gelo e neve.
Dentre as consequências ligadas ao derretimento das geleiras, as principais são o aumento do nível da água dos oceanos, o avanço do mar sobre ilhas e cidades litorâneas, podendo ocasionar na sua submersão, e a extinção de várias espécies animais e vegetais em decorrência do desaparecimento de determinados ecossistemas.
As geleiras são grandes e espessas massas de gelo formadas em camadas de neve compactada em áreas em que essa quantidade que se acumula é maior do que a neve que derrete, durante várias épocas e cujas extensões podem alcançar vários quilômetros, tanto horizontal quanto verticalmente.
O derretimento das geleiras também provocará a extinção de numerosas espécies, pois é o habitat natural de vários animais terrestres e aquáticos. O desaparecimento das geleiras significa também menos água para o consumo da população, menos capacidade para gerar energia hidrelétrica e menos disponibilidade para a rega.
A formação de uma geleira é um processo milenar e seu tamanho variará conforme a quantidade de gelo que consiga acumular durante sua vida. O comportamento dessas massas é muito parecido ao dos rios — que se alimentam das geleiras durante os períodos de derretimento — e sua velocidade depende da fricção e do desnível do terreno por onde se assentam.
Como a Neurociencia explica o medo?
Como funciona um receptor de infravermelho?
Qual o tempo de um jogo de handebol?
Quando ocorre o impedimento do juiz?
Porque ocorre o trabalho escravo contemporâneo?
Onde ocorre o splicing alternativo?
O que é controle de constitucionalidade concentrado?
Como ocorre o processo de sedimentação e transporte no relevo?
Quais são as formas de controle da pressão arterial nos padrões fisiológicos?
Quais são as vantagens e desvantagens da reprodução sexuada das plantas?
Quais são os hormônios responsáveis pelo controle hormonal da função renal?
Como acontece os movimentos do tectonismo Brainly?
Quais são os mecanismos de coagulação?
Como ocorre a reprodução nos vegetais?