Os manuais do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) indicam uma técnica simples para verificar se há vazamento: aproximar uma esponja de cozinha com água e sabão do botijão, cilindro ou aquecedor a gás. Se aparecerem bolhas, há vazamento.
Em um balde misture água e detergente para fazer bastante espuma. Agora basta passar uma esponja encharcada com a solução pelo regulador e pela mangueira do botijão e abrir a válvula novamente. Fique observando se aparecerão bolhas por onde foi passado o sabão. Onde borbulhar é onde está o vazamento.
Você deve pegar uma esponja com detergente e água, e esfregá-la bem até que forme bastante espuma. Passe-a na válvula de conexão do bujão com a mangueira e também na conexão com o fogão. Se a espuma for soprada, então isso significa que há vazamento.
Caso o registro esteja na horizontal, significa que o registro está fechado, que não há passagem de gás. Se estiver na vertical, há passagem de gás normal até o fogão.
Ou seja, essa é a maneira mais simples de perceber se você tem um vazamento de gás em casa. Ao mesmo tempo, pode ser bastante preocupante. Tenha cuidado redobrado se você tem crianças, animais ou idosos em casa. Eles são mais sensíveis e suscetíveis a sofrerem com o problema. Esse teste é um clássico para situações como essa.
Diferentemente do que pensa a maioria das pessoas, os vazamentos de gás provocam mais asfixias do que incêndios ou explosões. Isso acontece porque o GLP é feito de butano e propano, gases muito prejudiciais à saúde de pessoas e de animais domésticos. Mas, calma: em pequenas quantidades, eles não fazem tanta diferença.
Hoje em dia, já há detectores eletrônicos de vazamento de gás de todos os preços. Há os modelos que ficam agregados em alarmes de incêndios, os mais modernos e mais caros (com tela LCD), e as versões mais simples, que sinalizam o problema da mesma forma que as outras.
Se o vazamento está acontecendo do registro para frente, na rede horizontal, então é o morador que deve resolver o problema. No caso de vazamento entre apartamentos, o responsável pelo conserto e pelos danos é o morador do apartamento de cima. Sempre. Essas são as regras definidas por lei para vazamentos em apartamentos.
Como funciona um motor de dois tempos?
Quais outros processos importantes encontramos em um centro de distribuição?
É possível financiar uma parte do imóvel?
Quem é que habita no esconderijo do Altíssimo?
Quais são os melhores legumes para saúde?
Qual o valor de um advogado criminalista?
Quais são os órgãos mais importantes do corpo humano?
Como fazer um print screen da tela?
Como saber se sou uma pessoa desinteressante?
Como ser desbloqueado de seguir no Instagram?
Como lavar o cabelo depois da progressiva?
Quanto tempo dura uma embolização cerebral?