Como usar a tecnologia na sala de aula? Descubra aqui!
A tecnologia é uma forma de aprimorar a qualidade da educação, pois proporciona novos caminhos para o ensino e aprendizagem, além de novas metodologias. Com o objetivo de formar educadores e ajudar a descobrir estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional.
Mais do que atrair e motivar, a tecnologia também pode garantir a acessibilidade no ensino, colaborando para que barreiras sejam superadas por pessoas que têm necessidades especiais. Nesse sentido, a tecnologia bem aplicada passa a ser uma facilitadora no acesso à informação e à educação.
Interação através de perguntas e respostas As perguntas são uma poderosa estratégia para fazer o estudante dialogar com um conteúdo, seja texto escrito, vídeo, animação, etc. Existem aplicativos que permitem essa ação individualizada, propondo questões aos estudantes.
Invista em educação continuada A cada dia surgem novas tecnologias e práticas pedagógicas que podem e devem ser aplicadas na educação. Em função disso, os professores precisam estar sempre por dentro das novas demandas, para que ofereçam melhores condições de aprendizado na sala de aula.
Realidade virtual, gamificação, vídeos de todos os tipos. A tecnologia em nuvem e o acesso ágil e barato à internet, somados à grande quantidade de aplicativos para criação de apresentações e conteúdos, permitem que os professores tornem o aprendizado bem mais interessante e divertido.
A tecnologia, quando bem utilizada, promove aproximação entre família e escola. Além disso, permite mais diálogo e ajuda a construir novos vínculos entre pais e filhos. ... É preciso reforçar isso junto às famílias para que elas não tenham resistência com atividades que aproximem os estudantes desse universo tecnológico.
Além de preparar o ambiente entre professores e alunos, a tecnologia em sala de aula inclui a busca por soluções educacionais confiáveis e com custo-benefício. Ou seja, é preciso conhecer os recursos tecnológicos disponíveis no mercado e encontrar empresas com produtos de qualidade.
Existem muitas formas de inserir a tecnologia em sala de aula como, por exemplo, a adoção de ambientes virtuais, ferramentas de comunicação e equipamentos como lousa digital, computadores e tablets.
Recebemos frequentemente mensagens de educadores que compartilham a mesma dúvida: “Gosto muito da ideia de inovar e incluir a tecnologia em minhas aulas, mas como posso fazer isso?”. É esse questionamento que vai servir como base para o texto de hoje.
A tecnologia em sala de aula é atraente para os alunos por ser algo muito utilizado no dia a dia deles. Ou seja, a proximidade com ferramentas utilizadas constantemente desperta a atenção. Por exemplo, uma lousa digital possui touchscreen como o celular!
Com a tecnologia em sala de aula, a informação pode ser facilmente encontrada pelos estudantes e o trabalho do educador é reinventado. O professor tornou-se responsável pela união do ensino e do acesso à tecnologia em sala de aula. Ou seja, ele é responsável por mediar o compartilhamento de conhecimento e por incentivar o processo de aprendizado.
Como configurar o Outlook 2013 para webmail?
Onde ir em Brasília durante a pandemia?
Qual é o marco que inicia a contagem do tempo pelo calendário gregoriano?
Qual o valor do licenciamento 2020?
Quem foi o primeiro namorado de Ginny Weasley?
Quem usa carbamazepina pode tomar anticoncepcional?
Quando o réu deixa de ser primário?
O que é o nivelamento geométrico?
Quem tem autismo pode se aposentar?
Quando a pessoa não entende ironia?
O que se entende por poluição?
São causas de perda da posse da coisa?
Quanto custava um gás em 2002?
O que comer em 30 dias para perder peso?