Limpar os ouvidos regularmente com produtos veterinários específicos ou com gaze embebida em vinagre de maçã filtrado, secando-os bem depois, também previne. Já o tratamento deverá ser decidido pelo médico veterinário e incluirá limpeza e administração de remédios, que podem ser orais ou tópicos.
“Além disso, há exames complementares, como otoscopia, raspado de pele, citologia e outros testes que podem ser necessários”, complementa. A sarna em gatos tem tratamento. Geralmente, envolve parasiticidas, que podem ser encontrados em diversas formas, como comprimidos, pipetas e sabonetes.
A sarna de ouvido, na maioria das vezes, é confundida com a otite (inflamação do ouvido). Esse erro no diagnóstico se dá devido à semelhança dos sinais clínicos apresentados pelo animal acometido. Geralmente, isso ocorre com tutores que consultam seus cães com balconistas ou tosadores de petshops.
A sarna de ouvido é causada pelo ácaro Otodectes cynotis. Esse gênero de ácaro habita o conduto auditivo de varias espécies animais, principalmente cães e gatos. A transmissão desse tipo de sarna ocorre através do contato direto com animais infestados.
É fácil, confira os passos:
A médica veterinária Tatiana Brasil explica que as causas são diversas. “Inflamações no conduto auditivo (otites), carrapatos, corpo estranho e pólipos no canal auditivo podem induzir para que o animal apresente o comportamento de coçar excessivamente as orelhas, rompendo os vasos sanguíneos”, detalha.
Este tipo de sarna é conhecida como sarna de ouvido e ocorre mais comumente entre os gatos, mas pode acontecer em cachorros também. É causada por um pequeno bicho que se aloja no conduto auditivo do animal de quatro patas, o ácaro Otodectes cynotis.
Pelo seu relato pode se tratar de sarna otodécica em gatos, conhecida também como sarna de ouvido. Essa doença afeta, por dentro e por fora, as orelhas do animal de companhia e os principais sintomas são coceira e secreção escura. Nos casos mais graves, também pode ocorrer sangramento.
Existem também remédios caseiros que pode aplicar em casa para tratar a sarna, que podem ser utilizados como tratamento caseiro. Não se esqueça que nem sempre os tratamentos caseiros são suficientes e alguns podem apenas mascarar os sintomas e não atuar na causa em si, por isso é tão importante a visita ao veterinário.
O principal sintoma da sarna otodécica é a coceira intensa na orelha e no ouvido. Outro indício é o acúmulo anormal de cera (cerúmen) no conduto auditivo. Essas duas manifestações têm potencial para gerar problemas maiores. De tanto coçar insistentemente, o cachorro pode acabar se ferindo e se expondo a infecções.
Como ocorre o processo de metropolização?
Como ocorre o processo da memória?
Como são os órgãos dos insetos?
Como pedir um novo cartão da Caixa poupança pelo aplicativo?
Qual o prazo da pausa habitacional?
Como liberar crédito no PicPay?
Como ocorre a coordenacao muscular durante a marcha?
Como pausar financiamento da BV Financeira?
Como pegar a conta da Oi pela internet?
Qual óleo essencial pode usar direto na pele?
Quando o preso tem direito a liberdade condicional?
Como pedir a mina em namoro de forma criativa?
Como liberar cartão de débito para compras online Caixa?
Como baixar fatura da Oi fibra?
Como solicitar microfilmagem de multa Detran SP?