Entretanto, há vários casos nos quais os lipomas em gatos precisam ser removidos cirurgicamente. Isso depende da avaliação profissional. Um dos quadros que comumente acabam tendo a remoção cirúrgica como uma alternativa é quando o pet apresenta vários tumores.
Lipomas são geralmente removidos através de uma excisão simples, porém a lipo sucção é outra opção caso o lipoma seja macio e tenha tecido conectivo pequeno. A lipossução geralmente resulta em cicatriz menor, porém tem maior tendência a não remover o lipoma inteiramente.
Diagnóstico de lipomas O nódulo tem bordas regulares, consistência mole e flexível. Sua massa, em geral, é homogênea e na maioria das situações ele é indolor. Tumores malignos tendem a ter massa dura, imóvel e dolorosa. Outra característica que difere o lipoma de um tumor cancerígeno é que ele cresce em ritmo lento.
Ainda não sabemos por que os lipomas surgem. Como há uma clara tendência familiar para o desenvolvimento desse tipo tumor, imagina-se que exista um forte componente genético na sua formação. Alguns casos de lipoma parecem surgir após um trauma local, mas essa relação ainda não foi comprovada.
Geralmente, não é necessário nenhum tratamento para o lipoma. No entanto, quando causa preocupações estéticas ou o lipoma é muito grande, causando dor ou dificuldade de realizar as tarefas do dia a dia, o dermatologista pode realizar uma cirurgia para retirada.
Existem duas técnicas para a remoção do lipoma: a lipoaspiração e a extração. No caso da lipoaspiração, o nódulo é sugado com o auxílio de cânulas. Essa técnica deixa uma cicatriz menor, mas a lesão pode voltar se ela não for totalmente removida.
Não. Lipoma não vira câncer. Lipoma é um tumor benigno do tecido gorduroso, que surge preferencialmente no tecido subcutâneo, localizado logo abaixo da pele.
A causa mais comum para o surgimento do lipoma é o sobrepeso, por isso é normal encontrar essa massa em cães mais gordinhos.
Observe o gato e verifique se há complicações. Às vezes, alguns pontos e manchas de sangue vivo aparecerão, mas é algo normal. No entanto, muito sangue nas fezes ou sangramento contínuo poderá indicar uma lesão no reto; leve o gato ao veterinário imediatamente.
Leve o temperamento do felino em conta. Tente fazer a lavagem intestinal apenas se o gato for dócil e calmo e não apresentar outras condições médicas, como fraturas, artrite, problemas renais ou qualquer outra dor.
O banheiro é um ótimo lugar para realizar o procedimento, já que é um local conhecido do gato, é fechado e a limpeza será mais fácil. Limpe todas as superfícies e junte os materiais. A lavagem intestinal pode causar um pouco de bagunça. Coloque algumas toalhas, absorventes ou jornais no chão do banheiro.
Quem pode diagnosticar distimia?
O que é um argumento de pesquisa?
O que fazer para não ficar com depressão?
Como eu sei que o cheque voltou?
O que significa a palavra infringente?
Qual a legislação do Cites no Brasil?
Como se chama a nutricionista?
Como a soja é transportada para a China?
Qual a importância dos princípios?
O que passar no pão quando se tem intolerância à lactose?
O que é o predicado da oração?
Como fazer um planejamento agrícola?
Que idade vem depois da Idade Média?
Que tipo de risco o polimento tira?