A profundidade do corte do pão também é importante O ideal é que essa incisão seja contínua e quase que superficial. Ou seja, evite para o corte do meio de caminho ou forçar muito a massa para que ela se rompa. Também não permita que a lâmina afunde muito no pão.
Já a lâmina reta é utilizada quando cortes verticais são feitos em pães redondos ou ovais. A maneira como se segura a lâmina também tem influência no corte. O ideal é que a navalha esteja a um ângulo de 30 graus em relação à horizontal e, com o pulso rígido, um golpe rápido e reto é feito na massa.
Este resfriamento é necessário pois, o corte do pão quente pode causar a deformação do mesmo, enquanto a embalagem dele ainda quente, ou até mesmo morno, pode causar a condensação da umidade, o que leva a uma conseqüente proliferação de fungos ou outras deteriorações.
Dicas para melhorar o corte no seu pão
Reduza a temperatura para 180 °C e asse o pão por mais 30 minutos. Cheque se o som é oco. Faça uma bola com a massa e crie um desenho em espiral com um cortador de pizza ou uma faca pequena. Utilize uma plataforma giratória para facilitar.
Causas: aumento de temperatura e da umidade do ambiente; más condições de higiene; esfriamento deficiente do pão; temperatura do forno muito elevada; fermentação muito rápida; e farinha úmida, ou envelhecida.
Faz isso em etapas. A primeira etapa precisa de 1 a 2 horas, a segunda de alguns dias. Você provavelmente já viu isso mais claramente em pudins espessados com amido: eles engrossam um pouco no fogão, mas só estão prontos para desenformar depois de algumas horas, caso contrário, não manterão a forma.
Depois que a massa já está assada, ela começa a esfriar, e todas as moléculas de amido se reestruturam e começam a cristalizar. Isso faz com que a água das proteínas evapore e, dessa forma, uma camada mais rígida e seca se forme no produto. É exatamente essa camada que promoverá o endurecimento do pão.
Corte o pão em fatias de 1 cm. Se não estiver usando pão de forma, terá de cortá-lo antes de levar ao forno. Para isso, faça quantas fatias quiser, tentando mantê-las com um pouco menos de um dedinho de grossura. Uma fatia normal de pão equivale a 20 g de cubos de pão ou 30 g de farinha de rosca.
Preaqueça o forno em 120 °C. Antes de começar a preparar o pão, já vá ligando o forno,para que esteja quentinho na hora de receber a assadeira. Não tem nenhum segredo para cortar o pão e, como se trata de um alimento bem delicado, você deve assá-lo na temperatura mais baixa possível.
Congelar sim. É a melhor forma de manter o pão sempre fresco. Quem opta por este caminho pode ignorar tudo o que foi dito anteriormente. Saco de plástico? Permitido e aconselhável.
Não tente guardá-lo assim. Fechar um pão quente para que não perca o calor é um erro crasso. Se quiser aproveitar o pão ainda morno, terá de o comer na hora. Se a ideia for servi-lo mais tarde, então deixe-o ao ar até que arrefeça completamente antes de servir ou guardar.
Quais são os erros considerados fatais em uma entrevista de emprego por quê?
Em que consiste a escrituração contábil?
Como se classificam as debêntures segundo suas garantias?
Qual a primeira obra Sociologia no Brasil?
O que tem na testa de Tsunade?
Qual a importância da valorização da cultura negra?
Qual madeira pode ficar exposta ao tempo?
Como o Morte Rubra é derrotado?
Qual novela Flávia Alessandra era um robô?
Qual a lagoa mais bonita do Brasil?
Qual a forma mais comum para disparar colocar em condução um tiristor?
O que quer dizer algo fora do comum?
Como formatar iphone 4 pelos botoes?
Como achar arquivos recebidos por bluetooth no windows?
O que mae que amamenta nao pode comer?