Colocar a ponta da língua no céu da boca, logo atrás dos dentes incisivos e descolar, fazendo alguma força. É como se estivesse sugando o céu da boca com a língua. Repetir 20 vezes, 3 vezes por dia.
Já a língua solta, acontece quando a pessoa interpõe a língua entre os dentes da frente (os incisivos centrais). Geralmente, os sons que saem distorcidos neste caso são os de S e Z e, diferente do que muitos pensam, este não é um caso de língua presa.
Aquele inconfundível acento de "s" e "z", com a língua entre os dentes, é provocado por uma alteração na fala chamada de ceceio ou "língua solta", causada pela flacidez da musculatura da língua. Em razão da frouxidão, a língua é projetada para frente (ceceio anterior) ou para os lados (ceceio lateral) durante a fala.
Por que algumas pessoas têm dificuldade com a dicção? Uma justificativa comum para este comportamento é que a pessoa pensa muito rápido e os movimentos não acompanham tamanha agilidade. A justificativa faz sentido, mas a manifestação na fala mostra um descompasso, algo desviando do caminho.
“O ideal é a pessoa procurar o dentista para avaliar o que esse dano pode causar, pois, uma vez rompido, o freio pode acarretar inflamação, infecção e outros problemas maiores”, diz a especialista.
Encoste a parte de cima da sua língua no céu da boca e segure por alguns segundos. Ao repetir esse movimento, que também é usado há anos na Fonoaudiologia, dá para ter um alinhamento melhor entre o pescoço e o queixo.
A anquiloglossia, conhecida popularmente como “língua presa”, é quando aquela membrana embaixo da língua, o frênulo (ou freio), é menor do que o normal. Essa é a membrana responsável por prender a língua e ela deve iniciar na metade do chão da boca e ir até o meio da língua.
Para posicionar a língua de maneira adequada, apoie-a suavemente no palato ou céu da boca. A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada.
Durante as 30 horas de curso você vai aprender sobre a dicção, que é a maneira de articular e pronunciar as palavras, a desinibição, que é a maneira mais despojada que podemos agir e a oratória, que é a conjunto de regras que compõem a nossa fala.
Sim. É possível curar a língua solta, com o tratamento orientado pelo fonoaudiologista, com os exercícios diários, que devem ser realizados num período de aproximadamente 3 meses. Os resultados são progressivos e pode-se notar a melhor posição da língua após cerca de 1 mês, o que pode dar motivação suficiente para continuar com os exercícios.
A língua solta pode ser uma característica de alguma condição como, a síndrome de Down, mas também pode afetar crianças aparentemente saudáveis, devido a fatores como não ter sido amamentado, alimentação muito líquida ou pastosa, exigindo pouca mastigação.
Tente soltar o ar ao empurrar a língua para frente e veja se melhora. Pratique o movimento da língua. Por mais que existam muitos passos envolvidos no movimento de flexão da língua, para ter sucesso, você deve transformá-los em um único movimento fluido. Pratique todos os dias para melhorar seus resultados.
Essa posição é a correta e ideal em todas as fases da vida, mas muitas vezes a língua parece flácida e muito solta dentro da boca e nesse caso, sempre que a pessoa lembrar, deve se conscientizar e colocar a língua posicionada dessa forma.
Como uma amizade pode virar amor?
Como preparar o chão para pintar?
Para que que serve o chá da dormideira?
Como se fala o nome do cantor Ed Sheeran?
Como converter um número de base 10 para base 8?
Como fazer chá de tomilho seco?
Como passar da voz ativa para a passiva?
Como a escola pode ajudar na depressão?
Como o odontologista pode ajudar na identificação de cadáveres carbonizados?
Como transformar quilo em metro cúbico?
Pode beber chá de folha de goiaba?
Como é que se fala almoçar em inglês?
Qual a obra principal de Nietzsche?