Convide um professor prestativo, estudioso e que tem interesse no tema. Ele provavelmente vai pedir auxílio de outro professor, que compreende a especificidade do tema. Esse convidado será o co-orientador do trabalho.
De forma geral, a função central do orientador em um TCC é o de acrescentar a experiência do aluno na concepção de seu trabalho. Por esse motivo, o orientador funciona como guia do trabalho acadêmico, para apresentar uma visão prática do que pode dar errado e onde encontrar soluções para os problemas.
A Orientação de TCC também tem o propósito de dar diversas e dicas do que deve ser feito e/ou evitado em um trabalho científico de qualidade com respeito à: como referenciar corretamente os autores (sistema autor data e notas de rodapé);
Cabe ao orientador direcionar, sugerir, propor, avaliar o trabalho a ser desenvolvido para que atenda aos critérios da pesquisa científica. Deve observar a correta utilização da língua portuguesa, durante todas as etapas: da elaboração do projeto até a apresentação e a defesa do trabalho de conclusão de curso.
A iniciação científica na graduação Esse detalhe é muito importante, pois o orientador tem o papel de auxiliar, indicar bibliografia e debates. ... O tempo médio esperado para se concluir uma iniciação científica é de um ano com possibilidade de renovação para mais um ano.
Portanto, podem surgir perguntas como: “Por que você escolheu o autor X para embasar o seu trabalho?” ou “Por que você não citou o autor X no seu TCC?”. Para responder à essas perguntas, seja consciente nas escolhas para construir o referencial teórico.
O compromisso de fazer a orientação do TCC é definitivo: não se pode abandonar o aluno quando o processo já está começando. Mas existem sempre situações em que o orientador está geograficamente distante do aluno.
Ser prestativo é uma qualidade essencial para o orientador do TCC. Isso significa que ele estará sempre disposto a ajudar e esclarecer dúvidas, a fim de atingir a excelência na entrega final. Além de ser prestativo, o orientador também deve ser comprometido.
A troca entre orientador e aluno deve ser contínua, caso contrário, o trabalho pode naufragar. Quando o estudante não cumpre os prazos ou o orientador mostra-se ausente, a situação fica insustentável e perigosa. Caso você tenha um orientador muito ausente ou desinteressado, procure fazer uma mudança imediatamente.
Quando o orientador não pode se encontrar com o aluno, o ideal é usar arquivos que possam ser editados simultaneamente pelos dois para traçar metas de avanço dentro do projeto de TCC e controlar o que já foi feito. Isso porque a distância dificulta a troca de documentos físicos que demonstram o avanço do trabalho.
Quanto tempo leva para por aparelho?
Quem não deve consumir inhame?
Qual o maior limite de cartão de crédito?
Quais são as premissas básicas da teoria geral dos sistemas?
Como me cadastrar no auxílio Belo Horizonte?
Quanto vale 1.000 pontos em milhas?
Como escrever em formato de livro no word?
O que é socialização e qual seu papel?
O que são os princípios jurídicos?
Quantos dias se deve tomar amoxicilina?