Para virar broto: assim que começarem a germinar, coloque os grãos ou as sementes em um vasinho com 3 centímetros de terra. Regue todos os dias com pouca água e espere de três a dez dias para consumir (eles devem crescer de 5 a 10 centímetros). Use no sanduíche, no suco e na salada.
Os brotos podem ser consumidos em saladas, refogados, sucos e também dão um toque especial na preparação das receitas. Mas o mais importante é que, junto com o sabor, vem uma dose extra de benefícios para a saúde. Basta usar a criatividade e ousar na preparação dos pratos.
Os brotos podem oferecer alguns dos mais altos níveis de nutrição disponíveis, incluindo vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas que ajudam a proteger contra os danos dos radicais livres.
Confira alguns dos benefícios da inclusão de brotos na alimentação:
Alguns germinados e brotos podem ser consumidos crus, como a lentilha, broto de alfafa e de feijão moyashi; levemente aquecidos ou cozidos! Saladas, sucos, vitaminas, refogados… São inúmeras as possibilidades de consumo.
Coloque de 2 a 3 colheres (sopa) de grãos (grão-de-bico, trigo), leguminosas (feijão, lentilha) ou sementes (girassol, gergelim, linhaça) em um vidro esterilizado de boca larga. Acrescente água filtrada até que fiquem todos submersos. 2. Deixe de molho por uma noite ou, no mínimo, por oito horas.
Saudáveis, leves, naturais, nutritivos, ricos em minerais como fósforo, magnésio, zinco e cálcio, os brotos possuem baixas calorias, auxiliam no funcionamento do intestino e ainda proporcionam a sensação de saciedade que ajuda na perda de peso.
Depois de escorrer toda a água, deixe os grãos no pote inclinado, de forma que o restante da água escorra, e mantenha assim por mais oito horas sem a incidência de luz. "Após esse período, os grãos já podem ser consumidos crus", diz Rodrigues.
Se quer melhorar o efeito de seus sucos naturais ou de seus sucos depurativos, acrescente uma colher de sopa de linhaça à sua preparação, desta forma melhorará de forma notável sua flora intestinal, conseguindo eliminar as toxinas com maior eficiência. Para comer sementes de linhaça desta forma, o mais conveniente é moê-las.
Exemplos de sementes que apresentam o broto mas que não se deveria deixar germinar muito: Linhaça, Alpiste, Painço. Castanha-do-pará, Nozes, Amêndoa, Cevadinha sem casca. Goitrogens são substâncias que perturbam a produção de hormônios da tireóide por interferir com a captação de iodo na glândula tireóide.
Alguns grãos que podem ser germinados e transformados em brotos comestíveis: todos os cereais (milho, trigo, cevada, aveia), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), sementes de frutas e verduras, entre outros. Pode haver diferença no tempo de germinação de cada semente, mas o processo, em geral, é o mesmo.
Com o processo de germinar você irá conhecer tantas outras sementes muito mais nutritivas que não irá sentir falta. Mesmo que só seja possível comer estas sementes cozidas recomenda-se germiná-las para melhor seu poder nutritivo e digestivo. Mesmo que você irá cozinhas as sementes, germine antes, evita gases.