Como fazer uma crônica
A crônica humorística utiliza a ironia, o humor e o sarcasmo para tratar assuntos que impactam a sociedade, como por exemplo, política e economia. O uso da ironia, de comparações inusitadas ou a utilização de temas cômicos são algumas das técnicas usadas pelos cronistas.
A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.
Comum em diversas crônicas, sua característica principal é o humor dentro do texto para entreter o público, não poupando referências a figuras contemporâneas. Usa da ironia para criticar a realidade, a política, a cultura, a economia, etc.
Este é o passo a passo resumido para fazer uma crônica: 1 Leia outras crônicas para se inspirar 2 Defina um fato cotidiano sobre o qual você vai falar 3 Use uma linguagem simples 4 Use poucos personagens 5 Seja curto, não escreva muitas páginas 6 Revise sua crônica More ...
1. Primeiro passo: escolha o tema Uma das principais características da crônica é a abordagem de assuntos cotidianos ou muito falados no momento. Relações conjugais, rotina semanal, férias em família e situações constrangedoras são temas sempre atuais.
Para produzir uma boa crônica, é necessário, antes de mais nada, ser um bom observador da vida cotidiana das cidades. É pela observação da realidade por uma perspectiva inusitada que o cronista encontra o tema de seus textos. Para além disso, um texto de qualidade deve ser projetado, rascunhado e revisado sempre que possível.
Quem seria o vilão de Homem-Aranha 4?
Como endereçar uma carta para a Itália?
Qual a função de um cuidador infantil?
Qual é a peça mais importante do vestuário do gaúcho?
Qual é o bioma mais preservado do Brasil?
Qual a diferença de direção hidráulica e elétrica?
Qual vitamina tomar depois do remédio de verme?
O que a Lua representa na Bíblia?
O que passar na geladeira para não enferrujar?
Pode hidratar o cabelo e colocar papel alumínio?
Como obter um visto de trabalho em Portugal?
Como se dirigir ao relator do Tribunal?