Para uma fazer uma boa mãe, o ideal é ter uma bebida de grau alcoólica baixo, portanto, na dúvida, se tiver um vinho muito alcóolico, pode até acrescentar um pouco de água – pura, por favor, sem cloro nem veneno – e se ficar na faixa dos 8 a 12%, lindo. Muito álcool inibe a formação da mãe.
Apesar de não ser defeito do vinho e não alterar o sabor da bebida, além de não fazer mal à saúde, algumas pessoas sentem-se incomodadas com esse resíduo. Para essas, um decanter ou uma pequena peneira resolvem o problema.
Instruções
Simplesmente armazene o excesso de SCOBY em um grande recipiente de vidro com kombucha ou vinagre de kombucha acabado. Armazene o hotel SCOBY em um local fresco e escuro, onde eles viverão felizes com manutenção mínima por anos a fio.
Misture o chá com o kombucha de garrafa. Depois, acrescente uma xícara (240 ml) de kombucha comercial sem sabor. Se houver um pequeno scoby se formando na própria garrafa da bebida, adicione-o também no frasco. Se você tiver um pequeno scoby no frasco, ele crescerá e formará um scoby “mãe”.
Não tem receita exata, você tem que dar uma olhadinha todo dia na mistura. Quando começar a sumir as bolhas, o vinagre vai estar pronto. Esse processo vai durar mais ou menos uns 15 dias, conforme a temperatura onde você vive: se for mais quente (média de 30ºC), vai ser mais rápido.
Coloque 250ml de vinho tinto (ou branco) num recipiente de vidro de boca larga com capacidade para 5 litros. Adicione 250ml de vinagre, de preferência orgânico, e 1,5 litro de água. Misture bem. Tampe com um pedaço de tule e amarre com barbante ou elástico.
Coloque o líquido em um recipiente de vidro e acrescente o vinagre de maçã (ou o chá fermentado). Coloque o scoby, ele é fundamental para o chá fermentar. Cubra o recipiente com um pano limpo e prenda com um elástico. Deixe fermentar de 12 a 25 dias em um ambiente seco, arejado e sem incidência de luz direta.
Coloque 250ml de vinho tinto (ou branco) num recipiente de vidro de boca larga com capacidade para 5 litros. Adicione 250ml de vinagre, de preferência orgânico, e 1,5 litro de água. Misture bem. Tampe com um pedaço de tule e amarre com barbante ou elástico.
MODO DE PREPARO
Durante o verão, é mais curto e, no inverno, mais longo. Passe o vinagre fermentado para um vidro com tampa e guarde-o. Use um frasco de vidro esterilizado com uma tampa que feche bem para interromper o processo de fermentação e manter o vinagre fresco.
Aqueça leventemente o vinagre, sem deixar ferver. Misture com as ervas e espere pelo menos três dias antes de consumir, para dar tempo de o sabor ficar mais intenso. Todos os tipos de vinagre devem ser mantidos na geladeira – fora dela, podem sofrer ação de microorganismos e estragar.
Use a quantia que desejar para fazer vinagre. Quanto mais maçãs forem usadas, maior é o rendimento da receita. Na primeira vez que produzir o seu próprio vinagre, prefira usar somente três unidades. Com esse número, é possível obter uma boa quantidade, mas sem se arriscar muito caso algo dê errado.
O vinagre é considerado um ingrediente culinário processado, obtido pela fermentação de frutas (como o de maçã), de cereais (como o de arroz), de mel e de cana-de-açúcar, por exemplo. Durante esta semana aqui no blog, você vai ficar sabendo um pouco mais sobre ele: como escolher, conservar, aromatizar e onde usar.
Como o Homem de Ferro criou o Jarvis?
Como surgiu o sistema de Braille?
Como diferenciar a fala do narrador da fala do personagem?
Como tomar fluoxetina para ansiedade?
Como ocorre a resistência à meticilina?
O que fazer para diminuir inchaço de corticoide?
Como se chamava a empresa onde Bill Porter trabalhava?
Quais as diferenças das algas para as plantas?
Como apresentar a cor azul na educação infantil?
Como faço para mudar a cor do meu teclado?
Como usar a etnomatemática na sala de aula?
Como mudar a cor do botão Java?
Porque o Toyotismo superou o Fordismo?
Como mudar o fundo transparente do Photoshop?
Quais os primeiros socorros para uma parada cardiorrespiratória?
Como mudar a cor da sua letra?
Como mudar o visual do Windows 7 Starter?