Assim, para o verbo concordar com o pronome "vós", devemos conjugá-lo na segunda pessoa do plural: «Vós ides» / «Não deixeis (vós)...» Já quando de trata de "vocês", devemos colocar o verbo na terceira pessoa do plural: «Vocês vão...» / «Não deixem (vocês)...»
1. Pronome pessoal de complemento correspondente à segunda pessoa do plural (ex.: não vos apoquenteis; escutai o que vos digo). 2. Usa-se como pronome oblíquo, muitas vezes desaconselhado, em vez do pronome lhes, correspondente ao tratamento por vocês (ex.: escutem o que vos digo).
No espanhol, por ser uma língua amplamente falada em regiões distantes, estas mudanças são grandes. Em alguns países como Argentina, Uruguai, Paraguai e algumas regiões da Bolívia, Colômbia, Peru, Costa Rica entre outras, o tú muitas vezes é substituído por vos. Este fenômeno é chamado de voseo.
Pronome pessoal sujeito correspondente à segunda pessoa do plural (ex.: onde é que vós ides?). Confrontar: voz.
No português, a pessoa a quem se fala no discurso pode ser expressa pelos pronomes de 2. ª pessoa tu (singular) e, mais raramente, vós (plural), ou ainda por pronomes de tratamento como você (singular) / vocês (plural), que concordam com o verbo na 3. ª pessoa.
18 curiosidades que você vai gostar
A primeira pessoa é a que fala: eu e nós. A segunda é a pessoa com quem se fala: tu e vós. A terceira é a pessoa de quem se fala: ele/ela e eles/elas.
Se no Brasil usam Tu, pela mesma ordem de ideias deveríamos usar vós (ou você) em Portugal.
A forma do pronome pessoal equivalente à segunda pessoa do plural, vosotros, é restrita à Espanha. Não se usa essa forma na América espanhola e por isso, o ustedes o substitui tanto para contextos formais como informais. No singular, há uma variação entre o uso do tú e do vos para o tratamento informal.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Por que usam o pronome tu no lugar de você? O Tu, conforme falamos, geralmente é usado em situações mais formais, que exigem um tratamento mais respeitoso. É usado nos casos que usar o você não combina com o tom do texto ou da conversa.
O vos assim como o tú é usado para tratamento informal. Para tratamento formal deve-se usar o usted/ustedes. Nem sempre o vos aparecerá na frase. Pode ocorrer de simplesmente o verbo ser conjugado como se conjuga no voseo, como nessa tirinha da Mafalda.
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
O pronome “vós” é o plural do pronome “tu”, mas apesar de estar na gramática, hoje em dia o pronome “vós” não é mais usado no Brasil de forma alguma.
Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.
Etimologia (origem da palavra tu). Do latim tu. adjetivo, substantivo masculino Grupo de línguas de origem africana; banto.
No Brasil não é perigoso chamar alguém por "você". Pode ser considerado falta de educação caso não se tenha intimidade com a pessoa (especialmente ao se falar com pessoas mais velhas), sendo preferível usar as formas de tratamento "senhor", "senhora" e "senhorita" (apesar deste último eu não escutar muito ultimamente).
Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.
O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
Como se escreve exceção no plural?
Para que serve as roupas resistentes?
Qual é o valor da multa de quebra de contrato de aluguel?
Como se pronuncia a palavra excesso?
Como funciona uma máquina sopradora?
Como se escreve a palavra família?
Como funciona a prova da Cruzeiro do Sul?
Como salvar uma coordenada no Google Earth?
Como Exportar arquivos do InDesign para o Photoshop?
Como escolher a roupa de mergulho?
Como funciona a reabertura de matrícula na Unip?
Como escrever conto de ficção científica?
Como transformar um Arquivo do LibreOffice para Word?
Como salvar mídia do WhatsApp direto no cartão SD?
Como escrever o nome filho em inglês?