Características das Sentenças
De acordo com o parágrafo 1° do artigo 203 do CPC/2015, “sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz, com fundamento nos arts. 4, põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”.
Alexandre Freitas Câmara observa que, apesar das mudanças no texto legal, a sentença continua a ser, no Direito Processual Civil brasileiro, um ato final.
É em razão disso que a sentença pode ser definida, em sentido amplo, como o ato através do qual o juiz, após a identificação da norma abstrata aplicável ao caso concreto e da sua conformação à Constituição, observada a regra de ponderação de direitos fundamentais, define o conteúdo da norma individualizada, pondo fim a crise instalada.
De acordo com a redação original desse dispositivo, a “sentença é o ato pelo qual o juiz põe termo ao processo, decidindo ou não o mérito da causa”. Isto é, nos termos da redação originária do CPC/1973, consideravam-se as consequências e os efeitos do pronunciamento do juízo para sua definição de sentença.
Como é corrigida uma redação de concurso?
Como o estorno aparece na fatura?
Como desinfectar o vírus da parvovirose?
Qual caneta substitui a POSCA?
Porque fazer terapia é importante?
Como era a sociedade na Pré-história?
Como entrar em contato com a SPTrans?
Como saber se o número é fixo ou celular?
Quantas páginas se ler em 1 hora?
Quem são os pais de Tobey Maguire?
Qual era o conhecimento de Jó acerca de Deus?
Qual Cartão dá desconto no cinema?
O que é consumidor para a Teoria Finalista?
Qual a melhor divisão de treino?
Quantos km Tem em torno da Cidade Administrativa?