Existem três tipos básicos de cerâmica: faiança, grés e porcelana. A faiança é a forma de cerâmica mais simples e antiga. Se não for revestida de esmalte, ela fica porosa.
Também é preciso ter à disposição um rolo, jornal ou pano, e outros itens domésticos. Com um guia básico sobre a modelagem manual, a maioria das pessoas conseguirá começar a produção das próprias peças. Trabalho em argila com torno. Uma vez mais, a fornalha será necessária.
O processo de queima das peças em argila se dá de modo lento no início, aumentando de 1 °C a cada hora. Depois dos 200 °C, as peças encolhem cerca 10% do tamanho original por perder o resto da água que havia na argila. Esta queima deve ser lenta assim no início para que as peças não rachem ou empenem.
A arte grega possui quatro períodos descritos em sua evolução. São eles: Período geométrico (séculos IX e VIII a.C.); Período arcaico (séculos VII e VI a.C.); Período clássico (séculos V e IV a.C.); e Período helenístico (séculos III e II a.C.).
Os objetos em cerâmica mais utilizados como suporte para a pintura grega foram os vasos. À princípio, as peças serviam como artigos de cerimônias religiosas e como artefatos utilitários, mais tarde, passaram a ser reconhecidos também como objetos artísticos.
A cerâmica tipo A ou 'cerâmica de primeira linha' é a melhor: 95% das peças não apresentam defeitos visíveis. A cerâmica tipo C ou tipo B, chamada de segunda linha por alguns fabricantes, tem defeitos visíveis, mas os fabricantes garantem que a peça é tão resistente quanto a do tipo de cerâmica A.
Trabalhar com cerâmica é fácil! Depois de aprender os passos básicos, você será capaz de fabricar as próprias peças sem preocupação. Tudo pode parecer muito assustador no início, mas, logo que a curva de aprendizagem é vencida, obras-primas virão uma após a outra.
CERÂMICA AVANÇADA: são materiais de engenharia, obtidos a partir de uma matéria prima mais purificada, que pode ser a mesma que dá origem à cerâmica tradicional, mas está em um estado maior de pureza. Utiliza-se esse tipo de cerâmica, por exemplo, em tijolos refratários para churrasqueiras e alguns fornos.
Com essa receita, você faz uma versão caseira da cerâmica. Ela vai se comportar como a maioria das fórmulas comerciais, mas pode encolher, o que não acontece com o produto comprado em lojas.O efeito será mínimo, mas lembre-se dele ao trabalhar nos projetos. Você pode fazer uma escultura de teste primeiro para medir quanto a peça final vai encolher.
Para ver se ficou clara a explicação, vamos utilizar exemplos com números inteiros! Se você quer colocar o piso em uma cozinha com 4 metros de largura por 5 metros de comprimento, terá que fazer uma rápida operação de 4 x 5. A conclusão será de 20 metros quadrados de cerâmica.
Qual a diferença entre Desvpad A ou Desvpad P?
Qual a melhor frequência para TV Smart?
Qual é a etapa mais difícil de recuperação de um dependente químico?
O que são os elementos textuais?
Qual área da saúde ganha mais?
Quantas vezes se deve usar a mesma gilete?
O que é recursos utilizados em um texto?
Quando a mãe morre a criança fica com quem?
Onde Sílvio Santos serviu o exército?
Como cumprir exigência VRE digital?
Como diminuir o valor das parcelas de um financiamento imobiliário?
Qual a importância da agroindústria para a agricultura familiar?