Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. Os demais, de forma geral, não variam. Exemplos: – O guarda-chuva, os guarda-chuvas (verbo + substantivo).
É denominado palavra invariável todas as palavras que não fazem flexão de gênero, grau e número.
Por exemplo: hífen - hifens (sem acento, no plural). Exceção: cânon - cânones. b) Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns. Por exemplo: homem - homens. c) Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acréscimo de es .
Os substantivos ónix, tórax e fénix são apenas exemplos de substantivos em x, entre outros, cujo plural é igual ao singular. É isto o que dizem os livros. Tratar do assunto desenvolvidamente requer muito mais trabalho.
Outras palavras aceitam mais de uma forma de se fazer o plural, como os seguintes casos: -alazão - alazães e alazões -aldeão – aldeões, aldeãos e aldeães - anão – anões e anãos
Farei a seguir uma síntese – inspirada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra – dos diferentes grupos que fazem o plural de forma idêntica entre si: Obs. A explicação inicial e genérica para esta diferença está relacionada com a origem latina dessas palavras.
O que é grau nuclear de Fuhrman?
Qual a finalidade do desbridamento?
Qual a diferença entre chácara e sítio?
Como tirar o cartão de cidadão?
Quem é o verdadeiro pai da psicologia?
São funções da ventilação natural?
Qual as 10 cantoras mais ricas do mundo?
Com quantas semanas escuta o coração?
Quanto tempo dura o curso de inglês na English Live?
O que significa o princípio da universalidade *?
Quantas combinações são possíveis com 8 números de 0 a 9?
O que o mercado de trabalho procura 2021?
Como tratar cliente agressivo?
O que é requer certificado digital?