A inclusão do sobrenome do pai, senão presente no registro de nascimento, deve ser formulada através da retificação desse registro, estando presente o justo motivo. A retificação do assento pode se dar por duas formas: administrativa e judicial.
Quanto custa para acrescentar um sobrenome? Em média o valor pode variar entre R$ 2.000,00 à R$ 4.000,00. Nesse total estão três despesas básicas para acrescentar um novo sobrenome: as custas judiciais, as certidões de idoneidade do interessado e os serviços do escritório de advocacia.
A mãe ou o filho maior de 18 anos que não tiver o nome do pai em sua certidão deve ir a qualquer cartório de registro civil do país e apontar o suposto pai. Para isso, precisa ter em mãos a certidão de nascimento do filho a ser reconhecido e preencher um formulário padronizado.
Se a iniciativa para reconhecimento da paternidade for do próprio pai, basta que ele se dirija a qualquer cartório, com a cópia da certidão de nascimento do filho a ser reconhecido ou informações de onde ele possa estar registrado.
Não há uma regra legal que obrigue que uma pessoa tenha os sobrenomes do pai e da mãe. Os pais podem, em consenso, decidir qual sobrenome dar ao filho, desde que o sobrenome contenha sobrenomes que os pais possuam. ... Outro costume é colocar primeiro o sobrenome da mãe e por último o sobrenome do pai.
21 curiosidades que você vai gostar
Se pai registra filho de outro ciente, não pode anular registro. Quem registra um filho, ciente de que não é o pai biológico, fica impedido de pedir a anulação do documento. A anulação, neste caso, apenas pode acontecer nas hipóteses de erro, dolo (intenção), coação, simulação ou fraude.
O artigo 242 do Código Penal descreve o delito de dar parto alheio como próprio e considera como crime o ato de registrar como sendo seu o filho de outra pessoa, bem como o ato de esconder ou trocar recém nascido, por meio de remoção ou modificação de seu estado civil. A pena prevista é de 2 a 6 anos de reclusão.
No caso de o pai e a mãe da criança serem legalmente casados, e se ocorrer o falecimento do pai antes do nascimento da mesma, a mãe, agora viúva, fará o registro normalmente, diretamente no Cartório, desde que esse nascimento tenha ocorrido 300 dias contados a partir da data da morte do pai.
Para acrescentar sobrenomes é necessário ingressar com uma ação judicial denominada ação de retificação de registro civil, só é possível ingressar com esse processo por intermédio de um advogado.
Como abrir a Cuticula do cabelo para hidratar?
Como acabar de vez com a esofagite?
Como selecionar mais de uma tabela SQL?
O que é diskpart e qual sua importância e finalidade?
Como curar bipolaridade naturalmente?
Como acabar com a enxaqueca rápido?
Como selecionar mais de uma parte do texto?
O que colocar no intervalo de dados do gráfico?
Como funciona um gerador de energia terrestre?
Que que é bom para matar pulgão da cebolinha?
Pode usar papel kraft para esterilizar?
O que é série de dados no Excel?
Como selecionar um objeto no Paint 3D?
Não é possível conectar a Netflix?
Como selecionar um diretório no cmd?