Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil! Basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
Exemplos de citação direta“Só sei que nada sei”, disse Sócrates, filósofo grego.Como disse o filósofo grego Sócrates, “Só sei que nada sei”.
Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:exemplificando;por exemplo;isto é;tal como;em outras palavras.
Em ambas, você precisa citar o nome do autor. Na citação direta, as palavras do autor devem ser colocadas de forma literal, da maneira como o pensador falou ou escreveu, e entre aspas. Por exemplo: "Navegar é preciso, viver não é preciso", disse o poeta Fernando Pessoa.
Citação Direta
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
27 curiosidades que você vai gostar
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Expressões que podem ser utilizadas em citações indiretasDe acordo com Mettzer (ano, p.), …Como aponta Mettzer (ano, p.)...Segundo Mettzer (ano, p.)…Para Mettzer (ano, p.)…Mettzer (ano, p.) afirma/declara que…Nas palavras de Mettzer (ano, p.), …… por isso, Mettzer (ano, p.) recorda...
Na citação direta, a lei deve ser “copiada” como de origem para o trabalho. Nesta modalidade de citação você não deve alterar nenhum aspecto do que aparece na lei. Ao final da menção, é necessário incluir nome do autor e o ano da lei entre parênteses.
1- “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” 2- “Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.” 3- “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”
Depois do trecho citado, você deve inserir um ponto final antes das aspas e outro depois, porque um deles faz parte do trecho citado e outro do seu período. Caso a citação não termine no ponto final, você deve inserir novamente o sinal da supressão e um ponto final depois das aspas: “[…] trecho citado […]”.
“Não existe docência sem discência.” “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediatizados pelo mundo.” “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.
Citações e frases de Paulo Freire
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” “O educador se eterniza em cada ser que educa.” “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate.
[Redação sem título]
A educação, conforme defendeu o filósofo Paulo Freire na obra “Pedagogia do oprimido”, deve ser crítica, conscientizadora e voltada aos direitos humanos, de modo que possa, então, ser libertadora.
A citação pode ser direta ou indireta, mas a sequência é a seguinte:Citação direta entre “aspas”, ou citação indireta parafraseando;Onde seria o “nome do autor” usa-se a jurisdição da lei;(Brasil) se for uma lei Federal;(Rio de Janeiro) se for uma lei Estadual;(Americana) se for uma lei Municipal;
Agora, caso seja necessário citar mais de um artigo de uma mesma lei, basta usar a abreviatura art. no plural (arts.) e citar, entre vírgulas, os artigos, parágrafos, incisos, alíneas, a que se queira referir, como no exemplo: arts. 117, IX, e 132, XI, da Lei nº 8.112/90.
Exemplo de Referência Bibliográfica de Legislação - ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 6023:2018)Exemplo 1: BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. ... Exemplo 2: BRASIL. Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. ... Exemplo 3: BRASIL. Decreto nº 89.271, de 4 de janeiro de 1984.
Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras. Neste caso, indicamos o sobrenome do autor e o ano da publicação da obra (o número da página é opcional). Citação de citação: é aquela que é mencionada no nosso texto, sem que tenhamos tido acesso ao texto original.
CitaçõesNa forma indireta, em que o autor expressa, com suas palavras, os pensamentos de outros, o trecho deve ser especificado com o nome do autor ao lado do ano em que foi publicado o trabalho. Dessa forma: Autor (2001) ou (AUTOR, 2001).Na forma direta, há a transcrição literal do texto do autor entre aspas.
Citação Direta: quando se transcreve textualmente parte da obra do autor consultado. ... Citação Indireta– é quando se expressa a ideia de um outro autor com suas próprias palavras, sem alterar ou deturpar. ... Citação de Citação – quando se faz uma citação extraída de uma fonte da qual não se teve acesso direto.
As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa.
Quando a autoria e/ou responsabilidade forem desconhecidas, a indicação da fonte deverá ser feita pela primeira palavra do título seguida de reticências, data de publicação do documento e páginas da citação (no caso de citação direta), separados por vírgula e entre parênteses.
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do entrevistado. Título da entrevista. [Entrevista concedida a] Nome do Entrevistador. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p.
Para Paulo Freire, toda educação é política – e não existe neutralidade. Enquanto a missão da “educação bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade, a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los e levá-los à ação (libertação).
O reconhecimento da obra e do pensamento de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira e da Educação no Município de São Paulo, incomoda, justamente porque contraria a desumanização e a opressão que compõem a lógica neoliberal e da elite, observa Denise Aguiar, dirigente do SINESP.
O que colocar na sola do sapato para ficar mais alto?
Como se tornar um objetor de consciência?
Como o homem primitivo praticava dança?
Quanto ganha um médico perito judicial?
Como ser pedida em casamento simpatias?
Como ser perfeito segundo a Bíblia?
Como identificar pais narcisistas?
Como ser mandado embora de uma empresa com todos os direitos?
O que é otimismo na psicologia?
Como ser mestre em linguagem corporal?
Quanto ganha um perito economista?
Como começar a escalar montanhas?
Quanto custa um perito particular?
Como saber se algo é pecado mortal?