Para o cálculo de ETo é necessário usar a seguinte fórmula: ETo = F . (Tmax – Tmin) . (Tmax + Tmin + 35,6)
“A quantidade mínima seria de 50 mil litros por hectare ao dia, mas essa quantidade pode variar para mais de acordo com a sua capacidade de retenção de água pelo solo e de acordo com o seu clima. Você pode ter uma demanda maior que essa e chegar a até 80 mil litros.
Sabendo que cada fita gotejadora corresponde a 100 m, teremos em torno de 333,3 gotejadores com vazão de 0,533 m³/h por linha, portanto basta multiplicarmos pela quantidade de linhas que é 62 e teremos a vazão total da área irrigada, representando 33, 03 m³/h.
O valor de Kc vai depender do período de desenvolvimento das plantas.
...
Valores calculados:ETo = F . (Tmax - Tmin) . (Tmax + Tmin + 35,6)ETo = 0.16 . (32 - 18) . (32 + 18 + 35,6) = 5,1 mm.ETc = Kc . ETo.ETc = 0,8 . 5,1 = 4,1 mm.Como 1,0 mm = 10.000 L/ha 4,1 mm = 41.000 L/ha.
O valor da AFDC pode ser calculado pela expressão: AFDC = ADC . FAD (2) em que: AFDC – água facilmente disponível (mm); ADC – água disponível para a cultura (mm); FAD – fração de água disponível no solo (adimensional).
26 curiosidades que você vai gostar
A capacidade de água disponível no solo para as plantas é definida como o conteúdo de água entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente e tem vasta aplicação prática no planejamento do uso da terra.
Fator de disponibilidade de água no solo (f): é um parâmetro que limita a parte da água disponível do solo que a planta pode utilizar, sem causar maiores prejuízos à produtividade e à qualidade.
O coeficiente de cultura (Kc) é obtido pela relação entre a ETc em condições potenciais e a evapotranspiração de referência (ETo). Através desse coeficiente, e conhecendo-se a ETo de um pomar de mangueiras, pode-se estimar a ETc, e assim determinar a lâmina de irrigação a ser aplicada.
Resumo: A eficiência de aplicação refere-se à relação entre o volume de água disponível para a cultura e o volume aplicado pelo emissor. ... │ ... = ... N. ... Xm. ... ∙ ... CUD. ... Ef.
A lâmina bruta é sempre maior que a líquida, devido às perdas de água durante a irrigação. Ela é calculada da seguinte forma: LB = LL/Ea Em que, LB = lâmina bruta de irrigação (mm); Ea = eficiência de aplicação de água pelo sistema de irrigação (decimal).
No método tradicional de aspersão são gastos entre 7,5 litros e 8 litros para que a planta absorva os cinco necessários. De acordo com Sanches, quando se usa o gotejamento, a irrigação no sistema radicular consegue atender a necessidade da planta com apenas 5,3 litros, uma economia de 33%õ.
Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.
O investimento pode variar entre R$ 8 mil e R$ 16 mil por hectare, sendo que o valor vai depender da distância entre a lavoura e o ponto de água, a condição climática e a topografia da região. Uma das vantagens da tecnologia é que ela pode ser programada remotamente e reduz a necessidade de mão-de-obra.
É importante fazer um balanço hídrico, ou seja, saber a quantidade certa de água para atender toda a plantação. Matsura diz que uma lavoura paulista precisa diariamente 250 metros cúbicos de água por hectare, em média.
Segundo os cálculos já projetados, são necessários 25 aspersores por hectare. "Com o nosso equipamento, pode-se usar uma bomba de 1 cavalo para cada hectare." Tavares explica ainda que no mercado há uma variedade de aspersores, de 500 litros/hora até 2.000 litros/hora, que podem ser adaptados ao sistema.
A eficiência do sistema de irrigação está diretamente relacionada ao volume de solo onde se encontram as raízes da planta. ... A eficiência de aplicação se refere à relação que há entre a quantidade de água necessária à planta e a quantidade de água aplicada.
O turno de rega pode ser definido a partir da divisão entre a porção da lâmina d água disponível no solo e a lâmina d água que é absorvida pelas plantas.
Exemplo 1: CC = 32%, PMP = 20%, dg = 1,3 e Zr = 50 cm. CAD = (32 – 20)/100 * 1,3 * 500 = 78 mm.Exemplo 2: CC = 25%, PMP = 17%, dg = 1,2 e Zr = 50 cm. CAD = (25 – 17)/100 * 1,2 * 500 = 48 mm.Exemplo 3: Solo textura média ⇒ CADmédia = 1,4 mm/cm. e Zr = 50 cm.Exemplo 4: Critério prático ⇒ CADmédia = 1,3 mm/cm e. Zr = 50 cm.
O coeficiente de cultura (Kc), proposto por Van Wijk e Vries, é adimensional e representa a razão entre a evapotranspiracao máxima da cultura (ETc) e a evapotranspiração de referência (ET0) (Sediyama et al., 1998).
O coeficiente de cultivo (kc) é largamente utilizado nas relações hídricas de cultivos agrícolas para estimar a evapotranspiração da cultura (ETc) no cálculo do balanço hídrico agrícola.
Para a cultura do milho, os valores apresentados para o Kc na fase intermediária (Kc-med) do ciclo da cultura variam de 1,05 a 1,20 e, para o sorgo, de 1,00 a 1,15.
O coeficiente de disponibilidade f representa a fração de esgotamento de água no solo, que pode ser obtido na Tabela 2, em função do grupo de culturas e da evapotranspiração máxima (ETm).
A quantidade máxima de água disponível, que um determinado volume de solo é capaz de reter e for- necer à planta, é obtida através dos valores da ca- pacidade de campo, considerado como limite superior da faixa de água disponível, e da umidade de mur- chamento ou umidade a 15 atmosferas, como limite inferior dessa ...
Como saber quanto de overclock posso fazer?
Como posso saber o nome de um alcenos?
Como saber o nome de uma peça de roupa?
Como saber se o CPF está vinculado a um CNPJ?
Como saber o nível de ansiedade?
Qual é o cartucho da impressora HP C4280?
É possível conseguir o green card com visto de estudante?
O que acontece com os níveis de melatonina no nosso organismo?
Como criar um tema para pregação?
Porque algumas músicas não aparecem no Instagram?
Como pedir pra morar junto no The Sims Mobile?
Como decorar uma cozinha simples?
Como montar um mesa de aniversário?
Como morar sozinho com 600 reais?
Como fazer cabeçalho na planilha Excel?
Como é a qualidade de vida no Uruguai?