Exemplo: Se o tanque é de 2000 litros e dosagem do produto de 0,2 L/ha: Quantidade = (2000×0,2)/67 = 5,97 L de produto para o preparo da calda de um tanque cheio do pulverizador.
Atualmente, na cultura da cana-de-açúcar, o volume de calda (l/ha) mais utilizado nas aplicações terrestres de herbicidas em pré-emergência é de 200 l/ha. Já nas aplicações em pós-emergência, utiliza-se 250 l/ha.
Para isso deve-se em um primeiro momento descobrir a quantidade de área pulverizada por cada tanque. Para isso basta dividir a capacidade máxima do tanque (L) pela taxa de aplicação (L/ha). Exemplo: Um tanque de 1500 litros, com taxa de 115 L/ha resulta em uma capacidade de 13 hectares por tanque.
Volume de calda gasto será obtido multiplicando-se a vazão do pulverizador (15,38 litros/min) pelo tempo que se gasta para a pulverização (9,52 min/ha). Volume consumido/ha = 15,38x9,52 = 146,46 litros/há.
Quantidade média de água gasta na pulverização de 100m² = 3 l. Para este cálculo, divide-se a quantidade de água gasta por hectare (300 l) pela capacidade do tanque do pulverizador (20 l). Verifique na receita ou bula do produto a dosagem recomendada. Exemplo: 3 l do produto por hectare (ha) = 3.000 ml por hectare.
32 curiosidades que você vai gostar
Exemplo: Se o tanque é de 2000 litros e dosagem do produto de 0,2 L/ha: Quantidade = (2000×0,2)/67 = 5,97 L de produto para o preparo da calda de um tanque cheio do pulverizador.
De uma forma geral, para o preparo da calda, realiza-se a adição direta do produto no tanque de pulverização ou por meio de pré-diluição. Nesse último caso, dissolve-se o produto em pequena quantidade de água, agitando-o até a completa homogeneização da suspensão.
Em áreas com frequência de pulverização de sete dias, a recomendação é utilizar volume de calda de 25 mL/ m³ de copa. Para pulverizações quinzenais e mensais, recomenda-se 40 mL/m³ de copa, pois esse volume de calda apresenta período de controle semelhante ao de 70 mL/m³ de copa.
O volume de calda é um dos fatores que influenciam na deposição uniforme de gotas nas folhas, pois afetam diretamente na quantidade total de gotas produzidas. A quantidade utilizada é uma variável a ser testada e deve garantir a cobertura desejada.
Com o auxílio de um copo medidor:marque 50 m no terreno;abasteça o pulverizador;escolha a marcha de trabalho;ligue a TDP;acelere o motor até 540 rpm na TDP;anote o tempo para o trator percorrer os 50 m;com o trator parado na aceleração utilizada, abra os bicos e regule a pressão, de acordo com o recomendado;
Para saber a vazão total dos bicos, veja o exemplo: Se em um bico foi coletado 800 mL em 1 minuto, então, a vazão unitária é 0,8 L/min. Se a barra tem 40 bicos, 0,8 x 40= 32 L/min de vazão total. Você também pode medir a vazão em todos os bicos e verificar se eles não estão desgastados.
A velocidade de 8 km. h-1 apresentou-se como o melhor resultado, concluindo que esta velocidade poderá ser a melhor a ser indicada para os produtores para aumentar a eficiência de aplicação de produtos fitossanitários e aumentar o controle de pragas e doenças no cafeeiro.
250,0 L de calda/20 L (capacidade do pulverizador) = 12,5 bombas => 13 tanques do pulverizador. ** Considerando a aplicação com pulverizadores costais o volume de pulverização por hectare fica em torno de 250 L/ha.
A aplicação deve ser feita com pulverizadores de barra, com bicos adequados à aplicação de herbicidas, com pressão entre 20 a 40 Lb/pol2, utilizando-se um volume de calda de 120 L/ha para as culturas de algodão, milho e soja geneticamente modificada, e de 120 a 200 L/ha para as culturas de arroz irrigado, café, cana-de ...
Pode se diluir 25ml por litro de agua. Isso equivale a 500ml de GLIFOSATO CITROMAX para cada 20 litros de água (que geralmente é uma bomba de 20 litros).
A média da capacidade de campo operacional dos talhões pelo método 2 de pulverização foi de 51,87 ha h-1.
O volume de aplicação consiste na quantidade de calda pulverizada por área ou por planta, de forma simplificada, é a quantidade de líquido que sai do equipamento.
A preparação de calda para pulverizador é uma das atividades essenciais na agricultura. Afinal, esse processo define como será a aplicação de diversos insumos, como inseticidas, fungicidas, herbicidas e fertilizantes.
Condicionadores de calda
São utilizados quando a água usada para a calda de pulverização é rica em sais. Quando a água usada no tanque é rica em sais, pode haver a formação de precipitados ou sais. Você já deve ter ouvido falar sobre “água dura”, essa é o nome dado a água que é rica em cálcio.
A calda é uma mistura de diluente (água) com o produto (agrotóxico) e, se necessário, adjuvantes. Os adjuvantes são substâncias que melhoram os resultados alcança- dos com a aplicação do agrotóxico. Exemplos: redutores de pH, espalhan- tes, adesivos, entre outros.
São substâncias que facilitam a aplicação, reduzem perdas e riscos, melhoram o desempenho do defensivo agrícola ou modificam as características físicas das misturas, com exceção da água.
Dosagem recomendada
De 1,5 a 1,75 L ha-1, dependendo da planta daninha a ser controlada.
A aplicação deve ser feita em pré-plantio (dessecação) e/ou em pós-emergência, com o milho até o estádio de 4 folhas, quando a planta do milho atingir 25 cm de altura. Em ambos os casos realizar apenas uma aplicação do produto durante o ciclo da cultura desde que não ultrapasse a dose de 1,5 litro/ha.
Em terrenos com topografia favorável, os pulverizadores conseguem um rendimento diário de área aplicada entre 250 a 500 hectares.
Como uma Ekedi deve se comportar?
Como tirar a Carteira de Trabalho pela primeira vez online?
Porque Louisa Clark usa aquelas roupas?
Qual é a importância da consciência psicológica para o problema moral?
Como faço para atualizar o Outlook?
O que causa a fase de despolarização de um potencial de ação?
Qual o principal papel dos processos de avaliação institucional?
Tem 8 parcela do auxílio emergencial?
Quais os tipos de quimioterapia para câncer de mama?
Quanto ganha um médico na Irlanda?
Qual a diferença entre escova secadora e escova alisadora?
Qual a importância da engenharia para o desenvolvimento do Brasil?
Qual é a melhor marca de correia?
Qual é o dia mais longo do ano?