an= a1+(n−1)⋅r a20= 2+(20−1)⋅2 a20 = 2+(19)⋅2 a20 =2+38= 40 O vigésimo termo da P.A.
Para tanto, basta notar que o segundo termo da PA é igual ao primeiro somado à razão. O terceiro termo é igual ao segundo somado a duas vezes a razão e assim por diante.
Para podermos utilizar a fórmula da soma dos termos de uma progressão aritmética precisamos encontrar o último termo da PA. Então, primeiro vamos calcular a 12. Para isso, o primeiro passo é encontrar a razão (r). Assim como no exercício anterior, vamos colocar os dados na fórmula do termo geral da progressão aritmética.
Progressão aritmética é caracterizada por ter os termos, a partir do segundo termo, formados pela soma de uma constante r (razão artitmética) com o termo anterior. A razão pode ser encontrada facilmente seguindo a definição: r = a n – a n-1, em que n é o índice da PA.. Exemplo de razão aritmética: 1- Encontre a razão da PA ( 5, 8, 11, 14, 17 ).
Soma finita: calcula a soma de todos os termos da PA Calcule o 35º termo da progressão aritmética PA (3,9,15,21,27…,a35). O primeiro passo é determinar a razão (r). Em seguida, utilizaremos a fórmula do termo geral da progressão aritmética.
Isso é o que a diferencia da progressão geométrica (P.G.), pois nesta, os números são multiplicados pela razão, enquanto na progressão aritmética, eles são somados. As progressões aritméticas podem apresentar um número determinado de termos (P.A. finita) ou um número infinito de termos (P.A. infinita). Para indicar que uma sequência continua ...
Como organizar as roupas sujas?
Como nascem os animais 3º ano?
Como explicar o genitive case?
Como escrever um E-mail solicitando alguma coisa?
Como eu faço para pedir emprego num supermercado?
Quais os sintomas de bebê nascendo dente?
Como baixar o Canva no PC gratuito?
Como se mandar me liga de Vivo para Oi?
Como ensinar o uso do caderno?