Usando a primeira lei de Ohm podemos calcular a Resistência aplicando-se a fórmula: R = V / I. Resistência = Tensão dividida pela Corrente.
Se souber o valor a corrente e tensão total do circuito inteiro, você pode encontrar a resistência total usando a Lei de Ohm: R = V / I. Por exemplo, um circuito paralelo tem uma tensão de 9 volts e uma corrente total de 3 amps. A resistência total do circuito RT = 9 volts / 3 amps = 3 Ω.
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde:R: resistência do resistor adequado para o LED.Vcc: Tensão da fonte de alimentação.VL: tensão do LED.IL: corrente do LED.
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
18 curiosidades que você vai gostar
A tolerância é um valor percentual em torno da resistência nominal na qual o valor real pode se encontrar. Um resistor de 200Ω com 5% de tolerância e 1/4 W pode ter seu valor real entre 190Ω e 210Ω, dissipando no máximo 0,25W.
Significado de Miliampere
substantivo masculino Unidade de medida da intensidade da corrente elétrica (símb.: mA), equivalente a um milésimo de ampère.
A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.
A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Potência aparente:
Podemos definir a potência aparente como a potência total que uma determinada fonte é capaz de entregar, ou seja, é a “soma vetorial” da potência ativa e a potência reativa, sendo que esta é a potência total que a concessionária de energia pode nos fornecer.
A porcentagem tem de ser escrita em formato de número decimal, depois escrevemos o número que se vê no numerador e o denominador será 100. 60% = 0,60 = 60/100 (Sessenta sobre cem).
Para calcular 10% de um valor, é necessário dividir seu total por 10, porque 10% = 10/100. Neste caso, para descobrir quanto é 10% de 200, basta dividir o total. Por isso, 200/10 = 20. Esse raciocínio tem origem na simplificação das frações e também vale para outras porcentagens.
Para calcular porcentagem de desconto basta você pegar o valor sem desconto (V) do produto e multiplicar pela porcentagem (%). Para obter o valor final com desconto (Vf), pegue o valor sem desconto (V) e subtraia pelo resultado da conta anterior, que é o valor descontado (Vd).
Em eletrônica usamos muito os submúltiplos do Ampère para quantificar a passagem de corrente elétrica. São dois os submúltiplos usados para representar unidades pequenas do ampère. Miliampère – Um miliampère (1mA) corresponde a um milésimo de Ampère (0,001A), sendo assim, 1A é exatamente igual a 1000mA.
O indicativo k(kilo) é multiplicador 1000 , assim como m(mega) é indicativo de 1.000.000 . Logo 10 ohms são só 10 ohms , 10k ohms são 10.000 ohms e assim por diante.
Correntes próximas de 20 mA tornam a respiração mais difícil, a qual pode cessar com correntes que chegam a 80 mA. As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA.
Valor nominal, em finanças e contabilidade, se refere ao valor de face, ou valor declarado, de um ativo. ... Sendo assim o valor nominal é seu valor facial, e não é o valor necessariamente pago ou recebido pelo título.
a) Para calcular a potência dissipada por esse resistor, usaremos a seguinte equação: b) Para calcularmos a resistência elétrica desse resistor, usaremos a fórmula abaixo.
Potência Aparente é a potência total que é entregue à carga, sendo composta pela combinação obrigatória das potências Ativa (ou Real), medida em kW, e a potência Reativa, medida em kVAr. ... No trato de transformadores ou grupos geradores de energia, trabalhamos com essa potência.
A potência dissipada por um resistor é dada em função do valor da resistência do resistor R, da diferença de potencial U e da corrente elétrica i. Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i.
Como repor vitamina B12 rápido?
O que foi denominado como direitos de primeira geração?
Qual a diferença do evento S-1200 e 12-10?
Como abreviar a palavra documentos?
Quanto tempo as gatas estao prenhas?
Qual é a classificação do verbo mostrei?
Qual a diferença de uma escola bilíngue?
Qual é a diferença entre salsicha e linguiça?
Qual é o sinônimo da palavra incompleto?
Quanto tempo a roupa deve ficar de molho?
Quais são os tipos de linguagem?
O que são pronomes indefinidos?
Quais são as áreas de Direito?
O que significa coma profundo?
É assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo além da indenização?
Como se calcula a probabilidade de dois eventos independentes ocorrerem simultaneamente?