Em outras palavras, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro do bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
O resultado líquido ou total (lucro ou prejuízo) é o último valor da demonstração de resultados de uma empresa. Esse valor corresponde ao volume de negócios, menos os custos operacionais acrescido dos resultados financeiros e extraordinários, após a dedução dos impostos.
O esquema abaixo resume esse cálculo:
Para calcular o lucro operacional, é utilizado a seguinte fórmula: Lucro operacional = Lucro Bruto – Despesas operacionais – Receitas operacionais.
O resultado líquido do exercício corresponde à soma dos resultados operacionais, financeiros e extraordinários obtidos por uma empresa num determinado período, deduzida da previsão de Imposto sobre o rendimento (ex.: IRC) a entregar ao Estado e que se assume no fundo como um custo adicional.
Os resultados líquidos, ou resultado líquido do exercício, de acordo com a terminologia contabilística, são um resultado de natureza financeira que traduz a performance económico-financeira de uma determinada empresa ou entidade durante um determinado período de tempo.
De maneira simplificada, o lucro líquido é a diferença entre todas as receitas da empresa e todos os gastos envolvidos para que ela funcione. Ou seja, é todo o recurso que sobra depois de deduzidos os custos, despesas e impostos.
Ebitda na prática O segundo passo é o cálculo do lucro operacional líquido que tem por fórmula ser a soma da receita operacional líquida subtraída dos custos dos produtos vendidos somados às despesas operacionais.
O Resultado Líquido representa o montante que resta da receita de uma empresa após a dedução de todos os custos do exercício. Ao analisar a estrutura de DRE, você verá que para obter o Resultado Líquido deve-se obter o Resultado Operacional. Como calcular o Resultado Operacional e o Resultado Líquido?
Como calcular o Resultado Líquido Operacional? Para fazer o cálculo é preciso estabelecer primeiramente um período para o resultado. Depois, os seguintes números precisam ser elencados: e possíveis devoluções de vendas que tenham sido feitas. Então, basta subtrair os dois últimos valores do primeiro. Por exemplo:
Quando o Resultado Líquido é maior que o Resultado Operacional também é sinal de alerta, pois significa que grande parte das entradas de dinheiro não têm a ver com as operações da sua empresa, mas sim porque houve captação de dinheiro por outras fontes (como exemplo: dinheiros de sócios).
O resultado líquido do exercício corresponde à soma dos resultados operacionais, financeiros e extraordinários obtidos por uma empresa num determinado período, deduzida da previsão de Imposto sobre o rendimento (ex.: IRC) a entregar ao Estado e que se assume no fundo como um custo adicional.
Quais são as características de uma sociedade cooperativa?
O que caracteriza a falsidade de um documento?
Como substituir a palavra do que?
Qual é a gramatura ideal para aquarela?
O que acontece no jejum de 24 horas?
Pode acumular dois cargos de 40 horas?
Quantas vezes tem que molhar a grama?
Quantos fonemas tem a palavra filha?
Para que serve a geleia de vaselina da Vasenol?
Quais são os princípios implícitos do Direito Tributário?
Qual a altura do jogador de basquete Kevin Durant?
Como recalcular guia de DCTFWeb?
Como trazer o ex de volta rastejando?
Quais e quantos são os ossos do carpo?
Como consultar Auto de Infração ambiental MG?