Para descobrir a pressão de vapor em dada temperatura, use a equação de Clausius-Clapeyron: ln(P1/P2) = (ΔHvap/R)((1/T2) - (1/T1)).
...
Agora, resolvamos a equação:ln(1/P2) = (40.650/8,314)((1/393) - (1/295))ln(1/P2) = (4.889,34)(-0,00084)(1/P2) = e. (-4,107)1/P2 = 0,0165.P2 = 0,0165-1 = 60,76 atm.
Nas regiões de vapor superaquecido o título não tem nenhum significado, pois ele é utilizado apenas para misturas saturadas, em um vapor superaquecido não tem porção de líquido, é apenas vapor.
Considerando que a Primeira Lei da Termodinâmica é dada por ΔU = Q - W, onde ΔU é a variação da energia interna do gás, Q é a energia transferida na forma de calor e W é o trabalho realizado pelo gás, é correto afirmar que: a) A pressão do gás aumentou e a temperatura diminuiu.
As propriedades também são tabuladas para estados monofásicos ( água compactada ou vapor superaquecido ) em uma grade de temperaturas e pressões que se estendem a 2000 ºC e 1000 MPa.
calor específico da água 1,0 cal/g °C.
19 curiosidades que você vai gostar
A tabela de vapor saturado é uma ferramenta indispensável para todos engenheiros que estiverem trabalhando com vapor. Ela é tipicamente utilizada para determinar a temperatura do vapor saturado a partir da pressão do vapor ou vice-versa, pressão a partir da temperatura do vapor saturado.
Temperatura de saturação: a temperatura na qual ocorre a vaporização a uma dada pressão, e esta pressão é chamada de pressão de saturação para uma dada temperatura.
Ar Saturado: quando a taxa de escape de moléculas de água de uma superfície líquida para o ar se iguala à taxa de retorno de moléculas de vapor d´água do ar para a superfície líquida.
O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida para que 1 g de substância tenha a sua temperatura elevada em 1°C.
Cada região tem uma cor. Se a água for vapor superaquecido, o estado dela estará dentro da região azul. Se a água for líquido comprimido, o estado dela estará dentro da região vermelha. E se a água estiver saturada, o estado dela estará dentro da região verde!
Vapor saturado (seco) é produzido quando água é aquecida até o ponto de ebulição (aquecimento sensível) e então vaporizada com calor adicional (aquecimento latente). Se este vapor é então aquecido acima do ponto de saturação, ele se torna vapor superaquecido(aquecimento sensível).
A diferença entre o vapor saturado e o vapor superaquecido é que o vapor saturado está pronto para condensar, ou seja, se retirarmos mais um pouco de calor ele irá condensar. O vapor superaquecido está longe de condensar, podemos retirar um pouco do calor dele, mas isso apenas iria diminuir a sua temperatura.
Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo. Observação: Durante a solidificação, a água cederá a mesma quantidade de calor que recebeu durante a fusão; portanto o calor latente de solidificação é igual ao da fusão.
Por outro lado, quando a temperatura cai e a água congela, as moléculas de água formam uma estrutura cristalina que é mantida por ligações de hidrogênio (já que resta pouca energia térmica para quebrar as ligações de hidrogênio). Essa estrutura torna o gelo menos denso do que a água líquida.
O gelo funciona como um isolante térmico porque o seu calor específico (2,03 J/g . ºC) é menor que o da água (4,18 J/g . ºC).
Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura. De maneira parecida, uma substância com calor específico baixo necessitará de menos energia para variar a sua temperatura.
Capacidade Térmica e Calor Específico
Em outras palavras, a capacidade térmica (C) é uma grandeza física característica de corpo, ou seja, ela intervém na sua massa. Já o calor específico (c) é uma grandeza física característica de substância.
Exemplos de Calor Latente
Também chamado de calor específico, o calor latente, diferente do calor sensível, é aquele que provoca mudança no estado físico (sólido, líquido, gasoso). É quando a substância troca calor por grama de massa durante a mudança no estado físico.
A atmosfera possui um limite quanto à quantidade de vapor de água presente. Isso quer dizer que ela não consegue manter em suspensão uma quantidade elevada de vapor de água em sua estrutura, quando chega ao ponto máximo dizemos que atingiu o ponto de saturação.
Na prática, a umidade do ar é feita de vapor de água presente no ambiente. ... O ar quente, por exemplo, tem capacidade de conter mais umidade do que o ar frio. Por isso, quando a temperatura cai, a quantidade máxima de água que um ambiente de trabalho pode comportar também diminui.
Como se formam as cordilheiras e montanhas?
Qual é a origem de Ribeirão das Neves?
Como puxar energia de uma bateria?
Como se formou o deserto de Sonora?
Como é feito a fundição do ouro atualmente?
Quem colonizou o Estado de Alagoas e como foi?
Como são formados os gêmeos diferentes?
Porque ocorreu o desmembramento do estado de Tocantins?
Como tirar espuma expansiva da pele?
Como instalar o Driver de um monitor?
Como instalar o dispositivo Unknown Device?
Como baixar WhatsApp Business no iPad?
Como instalar depurador no armário?
Como configurar TV a cabo na TV Samsung?
Como instalar um detector de fumaça?