Como se discutirá adiante, esse procedimento é necessário para estabelecer a origem da mais valia relativa. Quando aumenta a produtividade e diminui o valor das mercadorias daquela cesta, aumenta pro rata o valor excedente adicionado na jornada, isto é, aumenta a mais valia de forma relativa.
A mais-valia relativa apresenta-se quando o desenvolvimento de maquinário mais avançado e de maior eficiência, o que, teoricamente, levaria à diminuição dos custos e do tempo de produção, não se traduz em melhorias para o trabalhador.
Mais valia absoluta
Para a teoria marxista, há duas maneiras de extrair mais valia. Uma das formas é por meio do prolongamento da jornada de trabalho, para além do tempo necessário para que o trabalhador produza as condições de sua subsistência, e da apropriação desse trabalho excedente pelo capitalista.
♦ Mais-valia absoluta e mais-valia relativa
A partir do conceito de mais-valia, Marx fez distinção de duas formas de extorsão da força de trabalho: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.
A mais-valia está para o capital variável como o mais-trabalho para o necessário, ou a taxa da mais-valia m/v = mais-trabalho/trabalho necessário. Ambas as proporções expressam a mesma relação de forma diferente, uma vez na forma de trabalho objetivado, outra vez na forma de trabalho em fluxo.
45 curiosidades que você vai gostar
As duas mais-valias conferem lucro aos empregadores através de formas diferentes: a mais-valia absoluta através da extensão das horas de trabalho (mantendo o mesmo salário), enquanto a mais-valia relativa reduz o valor da força de trabalho.
Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.
Conceito central da teoria marxista, o modo de produção caracteriza a articulação, capaz de se reproduzir, entre as forças produtivas e as relações de produção, constituindo a base ou a infraestrutura da formação económica e social.
Existem vários motivos pelo qual essa teoria está errada, e ela já foi inclusive refutada pelo economista Eugen von Bohm-Bawerk mais de um século atrás.
O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
Marx determina que o valor de uso de uma mercadoria é determinado de acordo com os custos da matéria-prima utilizada na produção de um produto e o valor agregado pelo trabalho utilizado em sua transformação.
Conceito de origem marxista, a força de trabalho representa as capacidades físicas e outras a desenvolver pelos indivíduos nos diversos processos de trabalho. Estes indivíduos, agentes dos processos de trabalho, são dotados de capacidades técnicas e de métodos que lhes permitem operar as ferramentas e os equipamentos.
O Trabalho na sociedade capitalista remete à exploração da força de trabalho como geradora de valor acima do necessário a sua (re) produção. O caráter geral dos processos de vida política, social e espiritual é determinado pelo modo de produção na vida material.
Em outros termos, a mais valia significa a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador. ... O lucro do sistema capitalista é gerado pela relação existente entre a mais-valia e o capital variável, ou seja, os salários dos trabalhadores.
A mais-valia extraordinária é o excedente da mais-valia em relação a taxa normal, excedente que é auferido por aqueles capitalistas que reduzem o valor individual das mercadorias produzidas em suas empresas.
Para Durkheim, o trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade, ou seja, o trabalho é algo que se impõe a nós indivíduos, independente da nossa vontade. A divisão social do trabalho, para este autor, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada.
A ganância social pode ser vista como um descuido de outros valores – harmonia social, relações pessoais livres do nexo monetário – e, nesse sentido, é especificamente um vício do capitalismo em geral, e não de indivíduos gananciosos.
O estado de alienação interfere na capacidade dos indivíduos sociais de agirem e pensarem por si próprios. Ou seja, eles não têm consciência do papel que desempenham nos processos sociais. Do latim, a palavra “alienação” (alienare) significa “tornar alguém alheio a alguém”.
No sistema capitalista, os meios de produção são posse de uma classe social denominada burguesia. A tese defendida, por exemplo, pelos socialistas é a de que os meios de produção e as fábricas (ou a terra, no caso da agricultura) devem pertencer somente aos trabalhadores.
As principais ideias de karl Marx, suas ideias mais notáveis, são: a transição gradual para o comunismo, a ditadura do proletariado, o materialismo histórico e materialismo dialético, o socialismo científico, o modo de produção, a mais-valia, a luta de classes, a teoria marxista da ideologia e da alienação e o ...
A mais-valia é justamente essa diferença. O dinheiro resultante da produção, nesse caso, passa a integrar o lucro do empresário. Segundo essa teoria, essa dinâmica é a base de sustentação do sistema capitalista, pois favorece a classe empresarial em detrimento daqueles que não detém os chamados meios de produção.
A Mais Valia, de Karl Marx, também discutia outro aspecto importante do capitalismo, a alienação. Segundo a teoria marxista, como os trabalhadores não controlam os meios de produção e precisam vender sua força de trabalho, tornando-se também uma mercadoria, eles ficam alheios ao produto final.
Alguns elementos que caracterizam o trabalho escravo contemporâneo são o trabalho forçado, a jornada exaustiva, servidão por dívida, coação, restrição de liberdade e exposição a condições degradantes no ambiente de trabalho.
A exploração do trabalho é o acto de utilizar o poder para extrair sistematicamente mais valor dos trabalhadores do que aquele que lhes é dado. É uma relação social baseada numa assimetria de poder entre os trabalhadores e os seus empregadores.
Essa sociedade capitalista compreende um sistema econômico em que os meios de produção são de propriedade privada, o trabalho desempenha o papel de uma mercadoria adquirida através da remuneração estabelecida em contratos e regulada pelo mercado.
É proibido andar de bike na rua?
Como o corpo reage a uma inflamação?
Como eliminar a inflamação do corpo?
Quais as formas que o corpo humano pode trocar calor?
Como ler a escala de 1 para 50?
Quais as consequências de uma histerectomia?
Como o corpo pode ser representado nas artes visuais?
O que uma pessoa de luto sente?
Quais os primeiros sintomas de uma segunda gravidez?
Como ler a posição de um gene no cromossomo?
Qual a vantagem do WPA Enterprise?
Como colocar cabo de aço para prender cachorro?