O Tribunal de Justiça poderá funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo, e competente para julgar os recursos das decisões de primeira instância e as causas originárias que lhe são reservadas por lei.
Páginas dos Tribunais
É um órgão de segunda instância da Justiça Estadual, que tem jurisdição sobre todo o Estado que está localizado, submetendo-se à Constituição Federal, à Constituição Estadual, bem como à Lei de Organização Judiciária do Estado.
Por ser um Tribunal Estadual tem como função julgar todas as causas que não se enquadram na competência da Justiça especializada (Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar). ... Por essa razão, a Justiça dos Estados é considerada a mais próxima do dia a dia dos cidadãos.
A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal. A organização da Justiça estadual é competência de cada Estado e do Distrito Federal.
O órgão que exerce o poder legislativo estadual é a Assembleia Legislativa, unicameral, formada por representantes escolhidos por voto popular para um período quadrienal. ... Para deputado federal, três estaduais são eleitos, até que 36 membros são completados na Assembleia Legislativa.
30 Tribunais Estaduais: 27 Tribunais de Justiça (um por unidade federativa), 3 Tribunais de Justiça Militar Estaduais (nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).
Constituição Federal, no artigo 92, estabelece os órgãos do Poder Judiciário:
A Justiça só pode ser exercida nos tribunais, por juízes, detendo estes o monopólio desta função.
Os tribunais são órgãos de soberania que administram a Justiça em nome do povo. É o órgão superior da hierarquia dos tribunais judiciais, sem prejuízo da competência própria do Tribunal Constitucional.
O Ministério da Justiça, através dos seus organismos, providencia pelo suporte financeiro, tecnológico, pericial e de recursos humanos aos Tribunais, atuando na dependência dos Conselhos de Gestão das Comarcas, e nos processos na dependência dos Juízes e dos magistrados do MP – Ministério Público:
A estes casos chamam os juristas a busca da «verdade formal», onde se procura simplesmente convencer o tribunal que a verdade apresentada é a verdade efectiva. 2Assim se denominam as principais e mais comuns decisões dos tribunais satisfaça, mais do que as partes ou uma das partes, a continuidade pacífica e equilibrada da vida em comunidade.
Porque não consigo instalar o uTorrent no meu PC?
Como se montar um prisma de base triangular?
Como diagnosticar uma anemia megaloblástica?
Qual o pronome de tratamento para procurador da República?
Como pintar as unhas em degradê?
Como configurar um novo roteador na rede?
Que tinta usar para pintar galhos secos?
O que fazer para fixar a tinta no cabelo?
Como peticionar no Eproc JFES?
O que quer dizer e-mail corporativo?
O que passar no ferro para não enferrujar?
Como pintar estátua de gesso passo a passo?
O que faz um vereador eleito pelo povo para exercer o mandato?
Como retocar a raiz do cabelo com tonalizante?
Para que serve folha de papel almaço?