O autista pode conversar sobre os mais variados assuntos, porém seria interessante perguntar para ele ou para seus pais qual o tema que lhe interesse mais. Durante a conversa, tente ser literal e evite metáforas, dada a dificuldade que possui de entender frases e palavras que contenham duplo sentido.
Tenha por perto alguns brinquedos ou outros objetos que tenham efeito calmante no autista. Quando ele começar a ficar estressado por conta de alguma atividade que ele precise fazer, mostre que essa criança pode parar um pouco e conter as sensações desagradáveis.
É importante usar um tom de voz animado, gestos e expressões faciais para ajudar a estabelecer uma atenção compartilhada. Inclua a atenção compartilhada no dia a dia durante tarefas como escovar os dentes ou na hora do banho e das refeições.
Preste atenção aos sinais não-verbais Como as crianças autistas podem ter muitos problemas para manipular a linguagem e entendê-la, elas frequentemente desenvolvem vários tipos de comportamentos que sinalizam coisas que você espera que elas verbalizem.
[O cérebro dos autistas funciona de maneira diferente e se sobrecarrega com estímulos externos, como sons, luzes, imagens e cheiros. Gritar, tapar os ouvidos, fazer ruídos ou movimentos repetitivos, segundo Carly, são uma forma de bloquear esses estímulos e se concentrar em apenas um].
A brincadeira compartilhada ajuda as crianças a superar frustrações, dividir o tempo com o outro e também a reconhecer a hora de falar e de ouvir. É brincando que se aprende a ser criticado e, naturalmente, elaborar defesas.
Autismo: conheça a ABA, uma base científica para trabalhar com crianças com autismo Os procedimentos baseados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA, na sigla em inglês) ajudam a ampliar a capacidade de comunicação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ajudando-as a se relacionar melhor com a sociedade e com o ambiente
No início do ensino de um determinado comportamento – lavar as mãos depois de ir ao banheiro, por exemplo –, é dada uma dica verbal, física, gestual ou auditiva para que a pessoa com autismo possa realizá-lo de modo favorável.
Seguem as nossas 15 dicas para ajudar seu aluno com autismo. É importante notar que não é preciso implementar todas as dicas para todos os alunos. Cada aluno é único, e o que funciona para um aluno com autismo talvez não funcione para outro.
Compartilhe com os seus amigos e colegas de trabalho o nosso artigo pressionando os ícones abaixo (temos ícones para o Facebook, Google+, Twitter e outras redes sociais). Será um prazer também ler os seus comentários ou suas próprias dicas para alunos com autismo – por exemplo, alguma coisa que funcionou para seu filho ou aluno.
Como funciona o pagamento pelo Pix?
Quanto tempo dura o curso de diplomata?
Como se chama desenho em preto e branco?
Como Recuperar Senha cadeado TSA 007?
Como restaurar piso de tábua corrida?
Em qual continente está localizado o Portugal?
Como se dá o desenvolvimento da personalidade?
Como solicitar a senha do cartão Santander?
Como é o nome Capoeira em inglês?
Como se chama o gol de escanteio?
Quais os seres vivos responsáveis pelo processo de decomposição?
Qual o termo técnico para diarreia?
Qual foi o primeiro jogo em primeira pessoa do mundo?