Passo a passo
Para baixar a CNH Digital sem o QR Code, você deve acessar o Portal de Serviços do Denatran. E, no menu, clicar em “CNH Digital – Ativação”. Depois disso, basta atualizar as informações pendentes e seguir as instruções de cadastro.
O código de segurança fica localizado na parte interna da CNH. Portanto, para chegar até ele, é preciso tirar o documento do plástico de proteção e desdobrá-lo. Já na versão digital, ele vai aparecer junto com a frente e o verso da CNH.
É importante mencionar que a CNH Digital é um recurso opcional e não obrigatório. No entanto, possui a mesma validade legal do documento físico, livrando o motorista de arcar com multa de R$ 88,38, além de evitar perder 3 pontos na carteira e ter o veículo apreendido devido à direção sem o porte do documento.
Como baixar a CNH Digital? Para baixar o app é muito simples: você precisa encontrá-lo na App Store ou na Play Store e realizar o download. Assim que você abrir o aplicativo, será necessário um cadastro junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Preencha o CPF e clique em “Continuar”.
Faça pelo serviço online do portal do Detran.SP e receba o documento em seu endereço de residência cadastrado no Detran.SP (confirme aqui ). Se desejar, assim que o seu documento for emitido, faça também o download da versão digital da sua habilitação no aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito”.
O código de segurança da CNH é o novo QR Code que vem impresso nas CNHs desde 2017. Além de evitar fraudes e falsificações e ainda permitir a emissão da CNH, os dados do QR Code serão verificados e validados por meio de um aplicativo móvel integrado ao Renach.
O número de segurança do CRV fica localizado na parte superior direita do CRV, antigo DUT (Documento Único de Transferência). É importante dizer aqui que o download do CRLV Digital através do portal do Detran ou do Denatran, o código de segurança do CRV não é solicitado.
Uma das alterações trazidas pela Lei Federal nº 14.071/2020 é quanto ao porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante a condução do veículo.
Por conta disso, em dezembro do mesmo ano, o Ministério das Cidades permitiu que aqueles que já possuem a carteira de motorista com o QR Code solicitassem a CNH-e sem a necessidade de ir ao Detran ou obter o certificado digital. Desta forma, ficou menos burocrático obter a CNH Digital.
Por outro lado, para os motoristas que já possuem a declaração, o processo pode ser feito todo digitalmente e de graça. Caso não queira pagar pelo e-CPF, o pedido da CNH Digital pode ser feito em um posto do Detran levando a CNH original.
Como explicado acima, os que não fizeram a habilitação ou renovação da carteira deverão realizar o pedido de 2º via, que atualmente está no valor de R$ 42,42. Leve RG, CPF e comprovante de endereço, com suas respectivas cópias. Quando a nova versão estiver impressa, basta seguir o procedimento informado no tópico acima para ativar CNH Digital.
A CNH-e funciona por meio de um aplicativo para celular, que está disponível tanto para os sistemas Android e iOS, e é acessível também offline, isto é, sem a necessidade de o smartphone estar conectado a dados móveis habilitados ou a uma rede Wi-Fi. Quer saber como baixar o aplicativo da CNH Digital e como ele funciona?
Como faço para enviar um documento pelo correio?
Qual a diferença de sangramento de escape e nidação?
Quais são os benefícios do código de barra?
O que tem no arroz sete grãos?
Qual a origem de Fernanda Lima?
Pode se molhar as plantas no sol quente?
É possível engravidar depois de 7 dias da menstruação?
Quem tem gordura no fígado pode tomar nimesulida?
Quanto vai ser o Auxílio Brasil em 2022?
O que caracteriza plágio em um TCC?
O que significa ter um gnomo em casa?
O que acontece se não tirar o cisto pilonidal?