Antes mesmo da fala ser criada, nossos ancestrais mais primitivos, os homens das cavernas, já se comunicavam por meio da linguagem rudimentar desenvolvida por meio de gestos, sons, expressões e grunhidos.
As pessoas se comunicam através da linguagem oral e escrita. A linguagem oral inclui conversas e discursos. ... Ocorre também a comunicação sem palavras, pois os movimentos do corpo e do rosto demonstram sentimentos. Os surdos usam movimentos de mãos denominados língua de sinais.
Resposta: eles se comunicavam através de desenhos. Explicação: Eles desenhavam nas paredes (pinturas rulpestres) se queriam caçar, comer, etc...
Mais de 100.000 anos atrás, o homem era fisicamente incapaz de produzir sons de fala. ... Nesse sentido, utilizavam um número limitado de sons, como grunhidos e gritos, para trocar informações relacionadas ao meio ambiente e também se comunicavam através de gestos, postura e expressões faciais.
O filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) supôs que a linguagem humana teria evoluído gradualmente, a partir da necessidade de exprimir os sentimentos, até formas mais complexas e abstratas.
Nos primeiros anos de vida a criança apresenta a fase pré-verbal no desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem. O choro, o riso, o balbucio são uma das primeiras formas que a criança demonstra para solucionar problemas práticos, mesmo antes de dominar a linguagem.
O ser humano passa a expor um funcionamento psicológico sofisticado quando mediado pelo sistema simbólico da linguagem. Para que ocorra o desenvolvimento da linguagem de forma eficiente são necessários os fatores biológicos dentro da normalidade, como exemplo, a integridade do Sistema Nervoso Central.
Origem e história da linguagem. Há várias teorias que procuram explicar a origem e a história da linguagem humana. Não é fácil, porém, determinar com certeza a origem da linguagem. As primeiras tentativas de explicação da origem da linguagem são de natureza religiosa, incluindo o relato da Torre de Babel. Na verdade, quase todas as sociedades ...